Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Gruta Rei do Mato/MG possui formações únicas no mundo

A rota das grutas de Minas Gerais sempre me atraiu bastante. Das próximas a Belo Horizonte, eu ainda não Gruta Rei do Mato e passar o reveillon 2017 em Inhaúma, que fica bem próximo a Sete Lagoas onde está a gruta, foi a desculpa perfeita para visitá-la. Saímos mais cedo para chegarmos bem antes do check-in no hotel onde ficaríamos hospedados apenas para ir à gruta, que é considerada uma das maiores do estado.

A visita guiada dura cerca de 1,5 hora. Trata-se de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, desde 2009, para proteger o sítio histórico Gruta Rei do Mato.







É quase um quilômetro de extensão e 30 metros de profundidade. São quatro salões. Para ter acesso a eles, é necessário descer 141 degraus. Não assustei, mas só pensava em subi-los na volta. Porém, não foi pesado, pois, paramos o tempo todo para fotografar e, ao apreciar a maravilha dos salões, a subida ficou bem amena.

O salão das raridades, o quarto, que tem 100 metros de comprimento, abriga a maior estalactite, com peso estimado de uma tonelada.

As colunas gêmeas também chamam a atenção e as formações são consideradas únicas no mundo.
 Para visitar a gruta, é necessário atentar para as regras do local. Por ter características específicas e para dar mais segurança ao visitante, é proibida a entrada nela sem calçados adequados e fechados. Eu já sabia disso e levei um tênis na bolsa para colocá-lo assim que entrasse na gruta.








Além disso, ao lado da entrada da gruta, diversas pinturas rupestres podem ser vistas na chamada "Grutinha", que também tem a réplica de um mamífero pré-histórico.








Localização:

Sete Lagoas fica a 62 km da capital mineira, Belo Horizonte.



Visitei e recomendo:

Gruta Rei do Mato


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


        *Texto e Fotos: Karina Motta 


2 comentários:

  1. Excelente passeio. E o contato com a natureza é gratificante! Obrigado ao Blog Viagens pelo Brasil por proporcionar esta revisita.

    ResponderExcluir