Pesquisar este blog

sábado, 17 de junho de 2017

Grata surpresa no povoado de Vieiras/MG

Geralmente, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL opta por não quebrar uma série de posts sobre determinada região. Tanto, que quando fomos a Bento Gonçalves/RS também visitamos na mesma época Cordisburgo/MG, terra de Guimarães Rosa e ainda não disponibilizamos o texto sobre o local porque logo em seguida também emendamos outras séries de Gramado, Tiradentes e apenas acrescentamos locais que chamaram a atenção logo depois que terminamos a série. Mas, desta vez, não resistimos e, bem no meio dos posts sobre Sergipe e sertão alagoano, vamos disponibilizar texto sobre uma localidade que nos encantou: o povoado de Vieiras, zona rural de Itaitiaiuçu e que integra o distrito de Santa Terezinha de Minas.



Por indicação de uma colega de trabalho, resolvi conhecer o restaurante Pedra Grande, conhecido como
bar do Dé. Ela garantiu que eu gostaria muito e não errou. O caminho até o bar já encanta. É uma ruazinha asfaltada, com muitos detalhes: plantas, escola, sítios, casinha de adobe, chácaras, igreja... Até uma cerca viva de margaridas amarelas encontramos!






 


Em minha pesquisa sobre a cidade, descobri que Itatiaiuçu possui oito povoados, dentre eles, o de Vieiras e dois distritos: Santa Terezinha de Minas e Pinheiros.

Ainda se vê, em destaque, um outro ângulo, diferente do que se vê na rodovia, da pedra Grande da serra de Igarapé. O próprio nome da cidade de Itatiaiuçu tem origem indígena, que significa, na língua Tupi-Guarani: ITA=Pedra, TIAIA=Dentada, UÇU=Grande.

Na estradinha, crianças brincam e abordam alegremente os motoristas. Aproveitam o movimento dos que vão até o restaurante para passarem o tempo e brincarem. Uma diversão só!

Ao chegar, já é possível ver a fumaça da chaminé do fogão a lenha. O sistema é self-service a um preço fixo para comer à vontade. Tempero muito bom. A dona comentou que mantém sempre a mesma base dos pratos e que apresenta novidades em datas especiais como dias das mães e dos pais. Aliás, ela estava contando para os clientes da mesa ao lado da nossa que a noite do dia dos namorados foi bem diferenciada e agradou muito.



Mesmo o estabelecimento em obras, não deixou nada a desejar. A parte em que a comida é servida está muito bem estruturada e decorada.  Um lago deixa o ambiente ainda mais agradável. É muito aconchegante.  O atendimento é bom e os donos fazem questão de conhecer cada cliente e deixá-los bem à vontade. Sem falar que o que mais interessa é especialíssimo! A comida é maravilhosa e de qualidade. Comi de tudo um pouquinho.
   

 


Tem a parte de saladas, a de tira-gosto, com mandioca frita, batatinha redonda cozida e frita e torresmo. Os pratos principais trazem além do tradicional arroz e feijão, angu, farofa, macarronada, couve, carne cozida com batata, carne de porco cozida na própria gordura e frango com quiabo. Este, para mim, era o mais saboroso. Amei!


Depois do almoço, demos uma esticadinha a Santa Terezinha de Minas e conhecemos a praça Artur Pereira e a igreja. Foi um passeio agradabilíssimo esse!




 




Localização:
O distrito de Santa Terezinha de Minas fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 70 km da capital mineira.


Visitei e recomendo:
Povoado de Vieiras
Restaurante Pedra Grande
Centro de Santa Terezinha de Minas


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário