Pesquisar este blog

domingo, 9 de setembro de 2018

Maior circuito de arvorismo do Brasil

É um parque totalmente voltado para a aventura e contato com a natureza

Já sei, já sei... O caro leitor que acompanha o BLOG VIAGENS PELO BRASIL vai logo questionar o que nós, que não gostamos de aventura, estamos escrevendo justamente sobre isso? Vou logo me explicando. Resolvi, ao invés de dar um presente de aniversário para minha afilhada, levá-la a algum lugar que ela iria gostar para dividirmos momentos de alegria em sua comemoração. E ela é muito aventureira! Conclusão, pesquisei um local que reunisse várias atividades que ela gostasse. E encontrei um lugar mágico, que fica em Água Limpa/MG a 80 km de Belo Horizonte. É o Canela de Ema Adventure Park. Natureza, aventura, muita adrenalina e contemplação reunidas.
 








O Canela de Ema Adventure Park foi o ideal. Em meio a florestas e lagos, ele oferece 14 aventuras diferentes. Além de ter o maior circuito de arvorismo do Brasil. Há atividades para todos os gostos e coragem, que incluem tirolesas e escaladas. Estávamos de olho no paintball para ela se divertir com o padrinho, mas não resistimos e acrescentei o arvorismo infantil para ela e o tiro ao alvo para mim. Pelo valor da entrada, você ainda tem à disposição trilhas, slackline e ponte flutuante.
 
 









O lugar é maravilhoso. Trata-se de uma reserva ambiental, na zona rural de Água Limpa, entre os municípios de Caeté e Barão de Cocais, no estado de Minas Gerais. Haviam nos indicado passar por Caeté, pois seria mais rápido. Infelizmente, a estrada está em obra e o caminho em si já foi uma grande aventura. Na volta, preferimos ir por Barão de Cocais aumentando cerca de 30 km, mas foi mais tranquila.


 Um dos lagos, lembrou-me o Lago Negro em Gramado/RS.





São aproximadamente 525 hectares, que permitem o contato direto com a natureza! E só por isso já amei o local mesmo que não fosse para participar de nenhum esporte radical. Só apreciar a paisagem já é o máximo! 








Porém, já na chegada, para ir até a sede, é necessário subir 99 degraus e a sedentária aqui fez isso pelo menos três vezes. Uma aventura e tanto para mim! Risos.

E já que era um dia de comemoração aliado ao meu primeiro dia de férias, vamos lá desestressar e promover o contato com a natureza! Só fugi da adrenalina e da aventura (risos). Deixei ela toda para minha afilhada e meu marido (mais risos).










Foi bom para ela, pois, de acordo com o site do local, as atividades proporcionam à pessoa ser “mais confiante, mais forte e terá experimentado uma sensação de superação impossível de descrever”. E foi!



A planta não estava florida 
O nome do lugar se refere à planta Canela-de-Ema. Típica do cerrado, ela chega a centenas de anos de idade, quase um “fóssil vivo” de tão antiga. Suas flores são de tons violeta azulado, lilás e branco. Pode chegar a até três metros de altura. No ponto em que os participantes recebem os equipamentos de segurança, há duas delas, mas não estavam floridas. O site também explica que: “apesar de presente na região da Serra do Espinhaço, a Canela-de-Ema é uma espécie em extinção e Minas Gerais é o centro vegetativo mundial da espécie”.



A natureza caprichou neste lugar. Realmente consegui absorver toda tranquilidade e energia da natureza só na contemplação deste lugar magnífico, que é uma reserva ambiental muito bem preservada. Na pedra onde fazem escalada, vimos uns pontinhos e os monitores nos explicaram que havia um grupo lá acampando para fazerem slackline. Como sempre, preferi observar e apreciar a vista. Imaginei a adrenalina desse povo lá em cima!

É tudo feito com muita segurança, com equipamentos necessários e sempre com o acompanhamento de monitores muito bem treinados, que ajudam quando necessário e ainda fazem um treinamento. 




 

Nossas atividades – Eu não quis arriscar na ponte flutuante. Meu marido e minha afilhada também desistiram ao acompanharmos um grupo que estava fazendo. Se pisar no meio não tem problema nenhum, porém, é preciso muito equilíbrio, concentração e paciência.... Eu tenho vertigem e não fui. Ela só tem um cabo de aço para você se apoiar e se equilibrar para atravessar o lago, que tem 5 metros de profundidade. Para mim, seria um desafio e tanto, mas não arrisquei mesmo!
Antes de mais nada, quero esclarecer que nestes tempos de violência e discussão sobre porte de arma, não faço apologia a nada errado nem sou a favor do porte de arma. Fui apenas me divertir e tirar proveito do que essa brincadeira pode oferecer. Testei minha concentração, foco e mira. 

Agora, o tiro ao alvo... Fui lá conferir minha mira, concentração e foco! Eles emprestam uma carabina de chumbinho. São três alvos fixos e um móvel. Foi muito divertido e há muito tempo queria praticar esse esporte. Cheguei até a pesquisar locais para eu treinar, mas, com a correria do dia-a-dia, acabei deixando de lado. Gostei da proposta deles também que é valorizar o respeito, a diversão e a segurança. “Praticar o tiro ao alvo no parque é como lidar com a própria vida: para atingir seus objetivos é preciso ter cuidado, concentração e boa mira”.

 






  


E se a afilhada curte tirolesa e arvorismo, levamos a menina ao lugar certo. Este é o maior circuito de arvorismo do Brasil, mas, como ela é criança e sempre participou destes dois esportes por brincadeira, reservamos o infantil. Esse grupo que mencionei ter passado pela ponte flutuante contratou o pacote light e não é que minha afilhada as acompanhou? Ela acabou ganhando um circuito de tão bem que a danadinha foi. Apenas em um em que ela não dava altura que o monitor fez com ela. Nos outros ele apenas monitorou mesmo. Para ser sincera, eu não ia nem se me pagassem. 














A adrenalina, contato com a natureza e a superação de limites são os atrativos proporcionados pelo arvorismo. Minha afilhada se divertiu percorrendo caminhos pelas copas das árvores lidando com o medo, com a surpresa a cada passo e vendo o mundo de outro ângulo. Em cada circuito, uma tirolesa diferente e a última é por cima do lago. O infantil não inclui esta tirolesa, apenas as outras. Mas ela foi e achou a mais divertida. 



Para percorrer os circuitos, os participantes ganham luvas e, ao final, podem ficar com elas de lembrança. 


A aventura completa inclui sete circuitos e demora 3 horas para realizá-lo. O nível de dificuldade começa em três e pode chegar até a oito. Ela foi até o sete. 
Esse é o primeiro circuito
Ahhh o paintball! Diversão garantida para padrinho e afilhada. Os dois ficaram disputando quem tinha mais concentração e boa mira para ganhar o jogo. Primeiro, brincaram de roubar bandeira e depois partiram para o mata-mata. Ainda sobrou munição e ficaram atirando a esmo só para divertir mesmo. 

A brincadeira/aventura consiste em entrar no meio do mato, equipado com colete a prova de balas, capacete e uma marcadora movida a CO2 ou Ar Comprimido. O desafio é acertar o maior número de oponentes e sair ileso. Foi extremamente divertido e desestressante para meu marido. Uma das balas atingiu o braço dele e deixou uma marca, mas ele garantiu que não doeu. 







E, para testar o controle sobre o próprio corpo e manter o equilíbrio, afilhada brincou um pouquinho no slackline. Ela andou na corda bamba literalmente!


Há, também, trilhas interessantes, inclusive, uma de orientação que nos deixou bem empolgados, mas, com as outras atividades, não deu tempo deh fazer. Na de orientação, você se sente um verdadeiro desbravador da natureza. Eles fornecem kit sobrevivência para você fazer a trilha, com bússola, calculadora e cronômetro. Vamos voltar para realizá-la. Outra que chamou bastante atenção, ainda, foi a Digital. Segundo eles, única no Brasil e, realmente, eu nunca tinha ouvido falar. Você percorre a trilha utilizando o seu smartphone para os que querem misturar aventura, natureza e modernidade.
Uma diversão pitoresca foi a pesca indígena. Com arco e flecha, você tenta acertar os peixes em um mural. Mais uma vez, minha afilhada ganhou na série em que apostamos quem venceria.


E, para finalizar, as aventuras, minha afilhada pegou uma prancha de surf e ficou descendo o pequeno morro gramado .



Almoçamos lá mesmo. Depois de tanto exercício físico, a fome bateu. E a comida é excelente, servida no fogão à lenha. Sistema self-service à vontade por um preço fixo. Muito saborosa! Bem mineira! Assim que cheguei a ajudante da cozinha disse para a cozinheira que estava indo colher o ora-pro-nobis. Fiquei muito feliz. Adoro! Além do frango com ora-pro-nobis, tinha carne de lata, feijão novinho, serralha, polenta, macarrão aos molhos de tomate, bolonhesa e pesto, farofa, arroz, mandioca frita, batata assada... Gastronomia de primeira! Ainda tinha doce de leite de sobremesa e chá ou café. 

A decoração do restaurante também é muito interessante.




Por fim,  ainda consegui registrar o que mais gosto: um lindo pôr do sol!


Localização:
Fica na zona rural de Água Limpa, entre os munícipios de Caeté e Barão de Cocais, a 80 km de Belo Horizonte

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 


*Texto e fotos: Karina Motta




2 comentários:

  1. Foi um ótimo dia. Havia tempos não tínhamos um momento exclusivo com nossa querida afilhada. Significou muito pra mim. Tenho ostentado com orgulho os troféus que obtive no braço esquerdo e na lateral da cocha direita adquiridos no Paint Ball.

    ResponderExcluir