Mais uma vez a Casa Fiat de Cultura traz uma exposição inédita no Brasil. É a São Francisco na arte de mestres italianos. São obras de coleções italianas dos séculos XV e XVIII, com as fases mais importantes da representação de São Francisco.
A mostra inclui um passeio virtual à Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, por meio de uma sala de realidade virtual e com uso de óculos 3D.
São 20 obras de arte renascentista e barroca de mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino e os Carracci. A curadoria é do especialista em História da Arte, Giovanni Morello e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli. Compõe a exposição, acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: Galleria Corsini, Palazzo Barberini, Musei Capitolini, Museo di Roma, Museo Francescano dell’Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); Pinacoteca Civica, Sacrestia della chiesa di San Francesco, Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); Museo Nazionale d’Abruzzo (L’Aquila), Galleria Nazionale dell’Umbria (Perugia); Istituto Campana per l’Istruzione permanente (Osimo); Museo Civico (Rieti), Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e Duomo di Novara (Novara). ![]() |
| Obra de Tiziano |
Algumas das obras expostas são os quadros “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, e “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino. 
A Casa Fiat - O museu ocupa o antigo Palácio dos Despachos, onde fui muitas vezes a trabalho quando trabalhava no Estado. Ele faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
*Texto e Fotos: Karina Motta




















Em 2017 terminei de ler o livro contando a história de vida do Santo. Este ano tenho usado uma cruz de Tau com três nós na cordinha, tudo isso fez da visita a esta exposição um momento impar. Karina Motta continua elevando o nível de nosso viver.
ResponderExcluirElevamos juntos
ResponderExcluir