Pesquisar este blog

sábado, 1 de setembro de 2018

São Francisco na arte de mestres italianos em BH

Mais uma vez a Casa Fiat de Cultura traz uma exposição inédita no Brasil. É a São Francisco na arte de mestres italianos. São obras de coleções italianas dos séculos XV e XVIII, com as fases mais importantes da representação de São Francisco. 


A mostra inclui um passeio virtual à Basílica Superior de Assis (1228), na Itália, por meio de uma sala de realidade virtual e com uso de óculos 3D.



São 20 obras de arte renascentista e barroca de mestres como Tiziano Vecellio, Perugino, Orazio Gentileschi, Guido Reni, Guercino e os Carracci. A curadoria é do especialista em História da Arte, Giovanni Morello e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli. Compõe a exposição, acervos de 15 museus de 7 cidades italianas: Galleria Corsini, Palazzo Barberini, Musei Capitolini, Museo di Roma, Museo Francescano dell’Istituto Storico dei Cappuccini (Roma); Pinacoteca Civica, Sacrestia della chiesa di San Francesco, Convento Cappuccini (Ascoli Piceno); Museo Nazionale d’Abruzzo (L’Aquila), Galleria Nazionale dell’Umbria (Perugia); Istituto Campana per l’Istruzione permanente (Osimo); Museo Civico (Rieti), Pinacoteca Nazionale (Bolonha) e Duomo di Novara (Novara). 
 



Obra de Tiziano
Algumas das obras expostas são os quadros “San Francesco riceve le stimmate” (1570), de Tiziano Vecellio, “San Francesco sorretto da un Angelo” (primeira metade do séc. XVII), de Orazio Gentileschi, e “San Francesco confortato da un angelo musicante” (1607-1608), de Guido Reni, que também pintou a Bandeira de Procissão “Francesco riceve le stimmate (frente); San Francesco predica ai confratelli (verso)” (séc. XVII), “San Francesco d’Assisisi e quattro disciplinati” (1499), de Perugino, e “San Francesco riceve le stimmate” (1633), de Guercino. 

Uma das obras que mais chama a atenção é a San Francesco riceve le stimmate (São Francisco recebe os estigmas, de 1570), de Tiziano. Ela tem três metros de altura por quase dois de largura, foi pintada pelo mestre veneziano aos 80 anos – Tiziano morreu aos 90.


A Casa Fiat - O museu ocupa o antigo Palácio dos Despachos, onde fui muitas vezes a trabalho quando trabalhava no Estado. Ele faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 


*Texto e Fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. Em 2017 terminei de ler o livro contando a história de vida do Santo. Este ano tenho usado uma cruz de Tau com três nós na cordinha, tudo isso fez da visita a esta exposição um momento impar. Karina Motta continua elevando o nível de nosso viver.

    ResponderExcluir