Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2018

O paraíso em Cabo de Santo Agostinho/PE

Este passeio não estava previsto em meu pacote, mas, como a minha agente de viagens faz de tudo para deixar seus clientes satisfeitos, ela conseguiu esse passeio para mim. Até comprar esse pacote, eu não tinha cartão de crédito. Sempre fui muito relutante em ter, mas sempre que vou parcelar qualquer coisa, pago mais caro por ser em boleto ou débito em conta e não cartão de crédito. Assim, quando ela viu a diferença entre um parcelamento e outro, batalhou para eu não levar prejuízo e conseguiu incluir este passeio para mim. Desse modo, tivemos a oportunidade de conhecer esse paraíso pernambucano que é Cabo de Santo Agostinho.
 

E olha que recompensa! Os mirantes nos surpreenderam. Eu tinha pesquisado sobre essa praia antes e vi que era linda, porém, pessoalmente, é deslumbrante. Essa foi outra grata surpresa tal como o passeio de buggy ponta-a-ponta na Costa de Porto de Galinhas. As águas mornas e cristalinas são destaques neste roteiro. A localidade é uma antiga vila de pescadores.


Fizemos passeios de buggy e catamarã para conhecer as belezas do local.
 
 
 
Fomos observando as praias que apareciam.


 
 
 
Nossa primeira parada foi em uma praia deserta.Paramos em uma pequena ilha para banho de mar. Águas calmas e areia branquinha...


 
 
 
 
No passeio de catamarã, passamos por belas paisagens, que depois pudemos conferir do alto dos mirantes, acessando de buggy. E um dos mirantes que tem até o nome de paraíso. Descortina uma belíssima paisagem!


 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
  
 
  
As famílias preferem a charmosa Calhetas, que é considerada uma das mais belas do mundo e é outra maravilha pernambucana tombada pelo Patrimônio Histórico.
 
 
 
 
Tem tirolesa e, como sabem, a pessoa aqui não curte tirolesa! Quem se aventura, desce duas vezes. A primeira, de tirolesa e volta na tirolesa mesmo para entrar no teleférico e ir direto para o restaurante.

 
O mar estava bravo e com poucos passos, já era fundo. Mais uma vez, a maré não estava propícia e não aproveitamos o banho de mar. Ficamos em um quiosque e degustamos um peixe frito delicioso.
Aqui fica o ponto do Brasil mais próximo da África. São 5 mil km de distância.


Vimos o porto de Suape bem perto dessa vez. O porto trouxe desenvolvimento, mas também devastação. Para instalá-lo, cortaram parte da mata e ainda construíram um arrecife artificial para proteger o porto e deixaram uma abertura para os navios passarem. O pior foi terem aterrado dois estuários de reprodução de tubarões-touros, espécie extremamente agressiva que frequenta a região. O impacto ambiental desviou a rota deles, levando para a direção próxima à praia da Boa Viagem, no Recife. O que a fez tornar-se perigoso para o banho de mar nos últimos anos por conta dos ataques de tubarões. Porém, o porto trouxe grande desenvolvimento para a economia local. A facilidade de transporte atraiu grandes indústrias para o estado como a Arcor e a Jeep.
  
 
A mata Atlântica que ainda está preservada e o arrecife de arenito, que também vimos de muito perto, compõem a linda paisagem.

  
 
 
 

No passeio de buggy, pudemos observar a linda paisagem a partir dos mirantes.

Por fim, a própria praia do Cabo de Santo Agostinho. Ela não tem faixa de areia, por isso, não pode ser utilizada pelos turistas. A vista que é seu ponto alto. Aqui, o turista pode ver as ruínas do antigo forte e a vila de Nazaré onde se encontra a Casa do Faroleiro, que tem construções da época em que os holandeses dominaram a região.

Passamos, ainda, pela Vila de Nazaré.


Na igreja de Nazaré, há as ruínas do antigo Convento Carmelita do século XVII.

 
 
 
 
   
 
 
  
  
 
E, na volta para o hotel, um lindo pôr do sol nos acompanhou! Como se não bastassem as magníficas paisagens proporcionadas por Deus a encher nossos olhos de admiração e alegria. Ai... Ai... Como o BLOG VIAGENS PELO BRASIL Adora!
 
 

  
 
 
 


Localização: Fica a 35 km ao sul do Recife, capital de Pernambuco



Visitei e recomendo:
Praias do Paiva, Gaibu, Calhetas, de Suape, do Paraíso e do Cabo de Santo Agostinho
Ruínas do antigo forte
Vila de Nazaré
Casa do Faroleiro


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 

*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário