Priorizo os passeios culturais em minhas viagens, mas, impossível uma legítima mineira não amar praia. E existe um destino que há pelo menos cinco anos eu queria conhecer, exatamente por aliar cultura, arquitetura, coqueiros e o mar... Essa localidade é a praia dos Carneiros, que fica no município de Tamandaré, em Pernambuco.
Já estava tudo decidido: desde que tomei posse em concurso público há quase três anos, combinei com meu marido que as nossas primeiras férias seriam para conhecer Aracaju e os cânions do rio São Francisco, que pretendíamos ir desde nossa viagem a Maceió, pois era um desejo comum. Para as minhas segundas férias, eu seria mais individualista e satisfaria a vontade de conhecer Tamandaré, em Pernambuco, mais especificamente, a praia dos Carneiros. E aqui estamos nós! Claro que este post será específico deste litoral. Os demais tratarão de toda nossa viagem a este estado nordestino.
São 5 km com
vários coqueiros. Mar calmo, águas mornas e límpidas em tons esverdeados. Dali, se vê o estuário do rio Formoso. Estuário é o braço do mar em que desemboca um rio.
Vê-se, ainda, um paredão de arrecifes de 1 km de extensão. Suas piscinas estão próximas da faixa de areia e é possível ir caminhando até elas.
Há um grande banco de areia também. Dizem ser o terceiro maior do nordeste.
A areia branca (como eu amo e é minha referência de praia de infância ao passar férias em Cabo Frio), coqueirais e a bela igreja de São Benedito, do século XVIII foram os pontos que mais me chamaram atenção e me deixaram enlouquecida de ansiedade para ir até este lugar maravilhoso e paradisíaco.
O nome do local veio da necessidade de os pescadores terem que passar dentro da fazenda dos Carneiros para chegar até a praia e daí já foi logo apelidada com o sobrenome famoso na cidade.
O ponto de apoio deste passeio é o restaurante Bora Bora, da família dos Carneiros e parece que eles são donos de toda a região. Tudo ali é de um dos familiares. Ao chegarmos, embarcamos no catamarã rumo à realização de uma vontade antiga.
Fomos a uma outra ilha para banho de argila. Foi meu SPA antes da cerimônia de casamento - Calma, caro leitor, que comentarei logo a seguir (risos). A brincadeira é ótima. A argila é trazida por moradores do local em baldes para você se lambuzar. São três tipos: amarela - regeneração celular, branca - rejuvenesce e vermelha - combate à celulite.
O barco nos levou ainda à ilha de Guadalupe, onde vimos o formoso, um morro que é em formato de jacaré, porém, fomos avisados que um resort será montado no local.Completam a paisagem os manguezais onde o mar encontra os rios Arinkindá.
O barco nos levou ainda à ilha de Guadalupe, onde vimos o formoso, um morro que é em formato de jacaré, porém, fomos avisados que um resort será montado no local.Completam a paisagem os manguezais onde o mar encontra os rios Arinkindá.
Casamento/Bodas de Ônix – Minhas férias vencem em janeiro, mas, como não pude tirá-las no primeiro semestre, deixei para o segundo, no mês de setembro e, assim, as intercalei com meu aniversário de casamento, que é em outubro. Como aproveitei a viagem para descanso e também ser a comemoração da minha 12ª boda de casamento, quis fazer uma brincadeira e fingir que estava casando na maravilhosa capela de São Benedito. Como não casei no religioso, ficou essa singela cerimônia substituindo, pois, a bênção de Deus sei que temos desde que nos conhecemos.
Para a confraternização das bodas de ônix, reservei a festa em outro passeio: Nova Jerusalém, com um jantar temático, vestidos a caráter, com roupas de época no cenário onde é realizada, todos os anos, a Paixão de Cristo e a Santa Ceia. Foi emocionante. Claro que os detalhes deste passeio e celebração terão post específico. Nesta foto, só uma amostra deste momento especial.
Infelizmente, a igreja é propriedade particular e fica fechada. Abre apenas para realização de casamentos e esse evento é concorridíssimo e caríssimo. Porém, dizem que a fecharam para visitação porque os turistas a estavam depredando, roubando os santos dela e ainda deixando lixo. Pouca vergonha! Felizmente, o moço que toma conta dela foi muito solícito ao fotografá-la por dentro para nós. Graças a Deus, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL sempre encontra alguém para facilitar nossas visitas às igrejas que queremos conhecer.
Do ônibus, ainda, quando estávamos indo para o ponto de apoio na praia de Carneiros, passamos por uma antiga fazenda de engenho. Chama a atenção um pequeno aqueduto, que lembra os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.
O caminho é conhecido como quadrilátero da Cana. Vários canaviais compõem o cenário. Aliás, eles estão espalhados por todo lado. Pernambuco é um dos maiores produtores da cana-de-açúcar no país.
E para fechar nossas bodas com chave de ouro, mais uma vez o pôr do sol nos acompanhou em nossa volta ao hotel.
Localização: A praia dos Carneiros fica em Tamandaré, a 90 km ao sul do Recife, capital de PernambucoE para fechar nossas bodas com chave de ouro, mais uma vez o pôr do sol nos acompanhou em nossa volta ao hotel.
Visitei e recomendo: Praia dos Carneiros
Igreja São Benedito
Ilha de Guadalupe
Morro do Jacaré
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
*Texto e fotos: Karina Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário