Pesquisar este blog

sábado, 13 de outubro de 2018

Em Tamandaré, a praia dos Carneiros

O paraíso mais esperado para o BLOG VIAGENS PELO BRASIL conhecer em Pernambuco. Com direito a renovação dos votos de casamento para comemorar bodas de ônix: 12 anos de casada.

Priorizo os passeios culturais em minhas viagens, mas, impossível uma legítima mineira não amar praia. E existe um destino que há pelo menos cinco anos eu queria conhecer, exatamente por aliar cultura, arquitetura, coqueiros e o mar... Essa localidade é a praia dos Carneiros, que fica no município de Tamandaré, em Pernambuco.

Já estava tudo decidido: desde que tomei posse em concurso público há quase três anos, combinei com meu marido que as nossas primeiras férias seriam para conhecer Aracaju e os cânions do rio São Francisco, que pretendíamos ir desde nossa viagem a Maceió, pois era um desejo comum. Para as minhas segundas férias, eu seria mais individualista e satisfaria a vontade de conhecer Tamandaré, em Pernambuco, mais especificamente, a praia dos Carneiros. E aqui estamos nós! Claro que este post será específico deste litoral. Os demais tratarão de toda nossa viagem a este estado nordestino.
Incluímos em nosso passeio: Olinda, Porto de Galinhas, Caruaru, Nova Jerusalém e Recife.

São 5 km com vários coqueiros. Mar calmo, águas mornas e límpidas em tons esverdeados. Dali, se vê o estuário do rio Formoso. Estuário é o braço do mar em que desemboca um rio.

Vê-se, ainda, um paredão de arrecifes de 1 km de extensão. Suas piscinas estão próximas da faixa de areia e é possível ir caminhando até elas.

Há um grande banco de areia também. Dizem ser o terceiro maior do nordeste.

A areia branca (como eu amo e é minha referência de praia de infância ao passar férias em Cabo Frio), coqueirais e a bela igreja de São Benedito, do século XVIII foram os pontos que mais me chamaram atenção e me deixaram enlouquecida de ansiedade para ir até este lugar maravilhoso e paradisíaco.

O nome do local veio da necessidade de os pescadores terem que passar dentro da fazenda dos Carneiros para chegar até a praia e daí já foi logo apelidada com o sobrenome famoso na cidade.

O ponto de apoio deste passeio é o restaurante Bora Bora, da família dos Carneiros e parece que eles são donos de toda a região. Tudo ali é de um dos familiares. Ao chegarmos, embarcamos no catamarã rumo à realização de uma vontade antiga.

Seguimos e, logo fico embasbacada ao avistar a mais esperada capela de São Benedito. Sonhava com essa cena! Neste momento, apenas passamos por perto, porém, mais tarde, voltamos mais de perto, mas não houve parada.
Fomos a uma outra ilha para banho de argila. Foi meu SPA antes da cerimônia de casamento - Calma, caro leitor, que comentarei logo a seguir (risos). A brincadeira é ótima. A argila é trazida por moradores do local em baldes para você se lambuzar. São três tipos: amarela - regeneração celular, branca - rejuvenesce e vermelha - combate à celulite.

O barco nos levou ainda à ilha de Guadalupe, onde vimos o formoso, um morro que é em formato de jacaré, porém, fomos avisados que um resort será montado no local.Completam a paisagem os manguezais onde o mar encontra os rios Arinkindá.

E, finalmente, de volta à magnífica praia dos Carneiros! Claro que dispensamos o almoço para curtirmos e chegarmos bem perto da linda capela, que fica há uns 15 minutos de caminhada do restaurante até lá. Só que, no passeio de buggy ponta-a-ponta, o Paulo, bugueiro, deu a dica de que há charreteiros para levar até ela. Eles ficam na praia e, antes do passeio de catamarã, sondamos o preço e também descobrimos a possibilidade de irmos de lancha. Como a igreja é rústica, achei que combinaria mais os noivos chegarem de charrete. E parece que ela estava separada para nós. Tinha os tons rosa clarinho. Bem romântico!

Casamento/Bodas de Ônix – Minhas férias vencem em janeiro, mas, como não pude tirá-las no primeiro semestre, deixei para o segundo, no mês de setembro e, assim, as intercalei com meu aniversário de casamento, que é em outubro. Como aproveitei a viagem para descanso e também ser a comemoração da minha 12ª boda de casamento, quis fazer uma brincadeira e fingir que estava casando na maravilhosa capela de São Benedito. Como não casei no religioso, ficou essa singela cerimônia substituindo, pois, a bênção de Deus sei que temos desde que nos conhecemos.

Levei bolsa com um vestido de renda branco que tenho e meu marido também foi vestido de branco e fizemos um pequeno “ensaio fotográfico”. Fiquei muito feliz.

Para a confraternização das bodas de ônix, reservei a festa em outro passeio: Nova Jerusalém, com um jantar temático, vestidos a caráter, com roupas de época no cenário onde é realizada, todos os anos, a Paixão de Cristo e a Santa Ceia. Foi emocionante. Claro que os detalhes deste passeio e celebração terão post específico. Nesta foto, só uma amostra deste momento especial.

Infelizmente, a igreja é propriedade particular e fica fechada. Abre apenas para realização de casamentos e esse evento é concorridíssimo e caríssimo. Porém, dizem que a fecharam para visitação porque os turistas a estavam depredando, roubando os santos dela e ainda deixando lixo. Pouca vergonha! Felizmente, o moço que toma conta dela foi muito solícito ao fotografá-la por dentro para nós. Graças a Deus, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL sempre encontra alguém para facilitar nossas visitas às igrejas que queremos conhecer.

Do ônibus, ainda, quando estávamos indo para o ponto de apoio na praia de Carneiros, passamos por uma antiga fazenda de engenho. Chama a atenção um pequeno aqueduto, que lembra os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

O caminho é conhecido como quadrilátero da Cana. Vários canaviais compõem o cenário. Aliás, eles estão espalhados por todo lado. Pernambuco é um dos maiores produtores da cana-de-açúcar no país.

E para fechar nossas bodas com chave de ouro, mais uma vez o pôr do sol nos acompanhou em nossa volta ao hotel.

Localização: A praia dos Carneiros fica em Tamandaré, a 90 km ao sul do Recife, capital de Pernambuco

Visitei e recomendo: Praia dos Carneiros
Igreja São Benedito
Ilha de Guadalupe
Morro do Jacaré

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil