Na festa de São João, há apresentações de bacamartei-ros, de quadrilhas, de bandas de pífanos e de trios de forró embalando o autêntico forró pé-de-serra. No pátio de eventos Luiz Gonzaga é onde acontece a festa de São João todos os anos.
Há ainda a vila do forró.
Os ateliês dos principais artesãos em atividade e a antiga residência do mais famoso de todos eles: Mestre Vitalino ficam no bairro Alto do Moura. Lá, é possível encontrar objetos pessoais e réplicas de seus trabalhos. Inclusive do mestre Manuel Eudócio, que teve uma de suas peças entregues ao papa Bento XVI pelo presidente Lula e dona Marisa. Ele foi declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco.
E se foi neste estado que Luiz Gonzaga, o rei do baião nasceu, nada mais natural que ter várias homenagens a ele e na cidade do forró, então...
É lá que fica o Museu do Forró Luiz Gonzaga. Ele foi inaugurado em 1999. São três salas: centenário Luiz Gonzaga, Luiz Gonzaga e Festejos Juninos.
Tem a roupa (pijama) que Luiz Gonzaga usava quando faleceu e objetos pessoais como óculos, sanfona, gibão, documentos e cartas amorosas que ele trocava com sua última mulher, Edelzuita Rabelo. Muitos dos objetos foram doados por ela.
No caminho, assim como em Sergipe, fomos apreciando a paisagem do sertão nordestino. Chama a atenção também a quantidade de canaviais. Pernambuco é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar no Brasil. A colheita ainda é manual por serem plantadas em morros, onde dificulta o acesso das máquinas.
Localização: Caruaru fica a 138 km de Recife, capital de Pernambuco, ou seja, duas horas de distância. É a região do agreste pernambucano
Visitei e recomendo: Feira de Artes Figurativas
Parque 18 de maio
Museu do Forró Luiz Gonzaga
Museu do Barro Zé Caboclo
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Texto e fotos: Karina Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário