Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2019

Perdões/MG, a cidade da amizade

Mais uma vez, aproveitei a ida do meu marido a uma viagem a trabalho e aproveitei para ir com ele e registrar os principais pontos turísticos de Perdões/MG. A cidade é conhecida na internet como da amizade.

O tempo estava chuvoso, mas quando deu uma trégua, consegui fotografar o centro histórico.

Fomos direto para a praça Zoroastro Alvarenga, onde fica a Matriz Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões. As duas são muito bonitas. A igreja é de 1790. E só em 1983 foi colocado um cruzeiro revestido de mármore branco.

Os moradores locais disseram que ela é linda por dentro, mas conseguimos entrar apenas na capela do Santíssimo. Uma senhora que levou flores nos disse que a pessoa que fica com as chaves da igreja mora em um prédio em frente a ela, porém, não sabia qual apartamento. Dessa vez, como não era casa e por falta de informação precisa, não quisemos incomodar nem ir atrás das chaves da igreja. Fica para outra oportunidade.


   
  

Na praça, o coreto foi inaugurado posteriormente, em 1982.

 

  
Em volta da praça, um lindo conjunto de casarões coloniais, que são tombados pelo Patrimônio Municipal desde 2003. Um deles pertence à família de um senhor que serviu na guarda de D. Pedro.

 
 
A Matriz não foi a primeira igreja da cidade. Em 1770, construíram a capela Bom Jesus dos Perdões na região onde se formou o arraial. Hoje, ela é dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Seu estilo é o Barroco E aí vem mais um templo para a coleção do BLOG VIAGENS PELO BRASIL! Quase que não consegui conhecê-la. Mesmo com o GPS, sempre indicavam a Matriz. Aí, quando estávamos no Santíssmo, a mesma moradora que nos deu a dica do prédio, mostrou onde era a capela do Rosário. Muito pertinho e não conseguiríamos conhecê-la se não fosse a boa vontade dessa senhora.

 
 
 
 
Ela até nos mostrou a igreja, pois, pasmem, por ficar no alto, ela pode ser avistada de vários pontos da cidade e eu lá em uma busca desenfreada à igreja sem percebê-la!
Ela é linda e simples, com a praça José Modesto Sobrinho bem em frente. Hoje ela não possui torres, mas à época de sua construção, sim.
 
 
 
 
Nome da cidade - A igreja foi construída pelo Alferes português Romão Fagundes do Amaral. Contam que ele era fugitivo da justiça e, cansado de viver se escondendo, ofereceu a D. Maria I um cacho de bananas todo em ouro maciço em troca do seu perdão dando origem ao nome da cidade.

Também não conseguimos chegar até a Estação Ferroviária pelo GPS. Ele sempre nos encaminhava para a linha de trem. Desistimos e apenas fotografamos este ponto.

O museu Municipal e rádio foi fórum e cadeia da cidade. A arquitetura é em estilo neoclássico.
Dentre os hotéis que pesquisamos, todos ficavam à beira da BR e achei o melhor o

Hotel Vila Helmar. Ele é simples, mas aconchegante. Bom colchão, água quentinha no chuveiro, roupa de cama limpa e bom atendimento. A televisão ainda é de tubo e só possui os canais abertos, porém, como eu ficaria apenas um dia, esses detalhes não atrapalharam em nada.


Ao lado do hotel havia uma igreja. Não descobrimos o nome dela, pois esqueci de perguntar e depois não achei referência dela. Consegui entrar na Capela do Santíssimo.


Almoçamos em um self-service de comida a quilo. Era simples, mas estava saborosa.
À noite, fomos ao Mirante Estação Gastronômica, que é todo decorado com fotos da cidade e ainda, como diz o nome, tem paredes de vidro para que dê vista para toda a cidade e região se você prestar bastante atenção ao longe.

Pedimos picanha alta e mal passada com mandioca frita. Havia a opção com fritas, mas a carne não tinha especificação de que era alta. Pedi para trocar e assim foi feito. Engraçado que sou carnívora mesmo e amo carne mal passada, mas ninguém acredita (risos) e pedi essa opção justamente por já estar no cardápio que era mal passada. Mais uma vez o garçon estranhou e veio nos advertindo que nosso pedido era mal passado. Explicamos que por isso mesmo o escolhemos.


Localização:Perdões fica no Sul de Minas Gerais, a 211 km de Belo Horizonte.

Visitei e recomendo:
Praça Zoroastro Alvarenga
Matriz Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões
Capela Nossa Senhora do Rosário
Estação Ferroviária
Museu Municipal e rádio

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário