Pesquisar este blog

domingo, 6 de janeiro de 2019

Retrospectiva 2018

O ano de 2018 foi realmente muito especial para o BLOG VIAGENS PELO BRASIL. Um período de muitas descobertas e de realizar desejos. Elegemos que nossos presentes de aniversário e das nossas afilhadas seriam pequenas viagens com o perfil do homenageado. Experimentei coisas novas e adorei todas. Viajamos muito, vivenciamos demais...

O ano já começou bem. O caro leitor que nos acompanha sabe que eu queria muito conhecer o Rio de Janeiro, mas tinha receio. Sou um pouco medrosa. Não gosto de aventura e estava relutante em conhecer a cidade maravilhosa por conta de notícias negativas. Porém, minha agente de viagens encaminhou uma proposta  irrecusável, porém, o destino era o Rio. Pensei e decidi ir. A hospedagem seria na Barra da Tijuca, bairro tranquilo. Faríamos um city-tour assim que chegássemos com um guia local, que conhece tudo até os caminhos mais críticos. Resolvi apenas não arriscar de ir ver os fogos em Copacabana, pois o deslocamento seria dificílimo para quem não conhece a cidade e fiquei receosa com a festa, se teria arrastão... Foi ótima minha decisão! O calor intenso mesmo com tempo fechado, permitiu que curtíssemos a praia da Barra normalmente.
E 2018 entrou com o BLOG VIAGENS PELO BRASIL no Rio de Janeiro! Com o pé direito! Amei a cidade e me senti tranquila. Infelizmente, o tempo ficou nublado e choveu em alguns momentos o que nos impediu de conhecer o Cristo Redentor. Apenas o vimos ao longe. Motivo para voltarmos, pois sem ir ao Cristo, não conhecemos o Rio, porém, o que vi me surpreendeu agradavelmente e me fez querer voltar mais vezes, sem medo.

Outro lugar que sempre quis conhecer era Angra dos Reis, mas, por ser um destino caro, sempre o deixava de lado. Mais uma vez, minha agente de viagens apareceu com um pacote razoável e no carnaval, época que seria meu aniversário! Pensa se não fiquei feliz! E lá fomos em alegria plena comemorar meu aniversário no lugar que, desde a adolescência, eu mais queria conhecer.


Trabalho em um município da região metropolitana de Belo Horizonte e não tinha parado para fazer turismo lá. Dediquei um dia inteiro para visitar alguns pontos turísticos de Betim.
Aproveitei que nunca tinha turistado em outro município da RMBH, que é Contagem e também tirei um dia para passear por lá e encontrei muita coisa bonita.


No aniversário do meu marido, ele quis conhecer a terra onde Clara Nunes nasceu. Passamos um dia inteiro em Caetanópolis/MG e pudemos rever a trajetória da cantora.

Eu já disse e já sabem que não gosto de aventura, entretanto, a afilhada mais velha é afccionada e pesquisei algum lugar que reunisse paintball e arvorismo, diversões que ela adora e ainda de quebra tinha tirolesa. Consegui no município de Água Limpa/MG e não poderia ter sido melhor. Ali está o maior circuito de arvorismo do Brasil. Ela amou!

Já para o aniversário da afilhada mais nova, tinha que ter água. É um peixinho essa menina e olha que nem sabe nadar ainda. Pesquisei um hotel com cachoeira já que ela ainda não tinha ido a nenhuma e achei um lugar interessante em Jaboticatubas/MG e  não tinha apenas uma cachoeira, mas três. Foi a maior sensação para ela.


Para minhas bodas de ônix, preferi voltar a uma das minhas cidades mineiras preferidas: Sabará. Fui conhecer a proposta do Sebastião Gourmet e não me arrependi. Voltamos lá também no início de novembro para, como presente de aniversário, levarmos minha sogra à igrejinha do Ó a fim de que ela a conhecesse por dentro e, mais uma vez, almoçamos neste restaurante diferenciado.


Algumas exposições de arte fizeram parte do nosso roteiro. Sem falar que tivemos muito esforço para conseguirmos visitar o Instituto Ricardo Brennand no Recife. Este museu é considerado o segundo brasileiro mais conhecido no mundo.


Como sou muito fã do Milton Nascimento e havia uma exposição do Clube da Esquina em Belo Horizonte, no Conservatóriode Música da UFMG. Fui lá conhecer.


As obras de Basquiat também vieram para a capital mineira e lá fomos nós conferi-la no CCBB.


E São Francisco na arte de italianos chamou bastante nossa atenção. Ela ficou em cartaz na Casa Fiat de Cultura.

Meu marido registrou ainda a arte urbana no muro de uma escola perto da minha casa em BH.
A praça da Liberdade em Belo Horizonte foi restaurada. Tivemos a oportunidade de acompanhar as etapas de revitalização em que houve intervenção artística nos tapumes e, depois, a abertura dela com a inauguração da iluminação de natal.


 
Perto da praça da Liberdade, fica a hamburgueria mais antiga da Capital, o Xodó. Infelizmente, ele está à venda e será fechado.
E lá vieram as férias em setembro. Aproveitei muito esse período. Foram as primeiras que tirei de fato em toda a minha vida profissional. Comecei dizendo que este seria um período para matar vontades. E lá fui eu matar duas que queria há tempos na Capital mineira. Que era conhecer e degustar o café da menor cafeteria do mundo, que fica no coração da Savassi, bairro nobre de BH e, na mesma região, deliciar-me com um dos sorvetes mais famosos, o Lullo Gelato.  


E de viagem de férias fui conhecer Pernambuco! E lá fomos nós fazer um passeio inesquecível. Primeiro, ficamos hospedados em Recife dois dias para conhecermos os principais pontos turísticos e museu Instituto Ricardo Brennand, a praia da Boa Viagem e lugares próximos.

E depois fizemos um city-tour pela cidade;

De lá, fizemos um city-tour por Olinda, com suas casinhas coloridas.

Partimos, então, para Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, onde ficamos hospedados mais sete dias. Além da cidade, conhecemos locais perto e outros nem tanto, mas que estávamos loucos para ver.
Aqui, fizemos um passeio de buggy e conhecemos todo o litoral, como Maracaípe,

Pontal do Maracaípe e vimos um cavalo marinho de perto.
Praia do Cupe, que é onde ficamos hospedados e tinha uma praia privativa no resort.
Pontal do Cupe,
A maior piscina natural da América Latina em Muro Alto.
A praia de Camboa.
A praia e o centrinho da cidade.
Sem falar nas piscinas naturais! Com direito a máscara de mergulho para ver os peixes coloridos.


Depois fomos passeando por locais que nos indicaram. Cabo de Santo Agostinho parece um paraíso. Com lindas praias, mirantes, ruínas de um convento e a Vila Nazaré.



Minha viagem para este estado tinha dois focos: o Brennand e a praia dos Carneiros, em Tamandaré. Realizei uma vontade mais ou menos antiga. A igrejinha em meio à praia e coqueiros me encantou e, como estava próximo às comemorações do meu aniversário de casamento, renovamos os votos ali. Foi maravilhoso!



Em Caruaru, pudemos ver forró, cerâmica, artesanato e a maior feira de artes figurativas do mundo.
Aproveitamos também nossa ida à cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde todos os anos é encenada a Paixão de Cristo para comemorarmos as bodas de ônix (12 anos de casados) para, no palco da Santa Ceia e com figurino de época emprestado pelos organizadores do evento, jantarmos.





E vimos muito pôr do sol!


Para fechar o ano, fomos visitar as casas dos moradores de Santa Luzia/MG. A cidade tem a tradição de montar presépios e, nos últimos anos, criaram o Circuito de Presépios. Fiquei maravilhada!




O ano bom! O mais bem aproveitado pelo BLOG VIAGENS PELO BRASIL.

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário