Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2019

De volta à igreja em homenagem ao padroeiro dos advogados

Aproveitamos que este ano o dia de Santo Ivo (19 de maio), padroeiro dos advogados caiu em um domingo e voltamos à igreja dedicada a ele em São Paulo . Meu marido fez questão de ir agradecer a proteção. Fomos em um bate-volta, mas deu para assistir à missa e ainda passear um pouco no parque Ibirapuera, que fica perto.

 
O BLOG VIAGENS PELO BRASIL já havia visitado a paróquia. Na oportunidade, meu marido estava pagando uma promessa. A igreja fica no bairro Moema – Jardim Luzitânea. Ela foi inaugurada em 1966 e a imagem de Santo Ivo foi doada pelo cônsul francês, país onde o santo nasceu. O santo foi escolhido como padroeiro da igreja pelo fato de a maioria dos moradores do bairro serem advogados e juízes. Santo Ivo foi advogado e defensor dos pobres e humildes.
 
Meu marido é articulista de alguns sites/jornais mineiros e da área jurídica e já escreveu  muito sobre a história do santo protetor de sua profissão.

O santo segue a linha franciscana. Em sua atuação na área jurídica, foi conselheiro jurídico e trabalhou como juiz episcopal julgando todo tipo de causa menos as criminais. Santo Ivo ainda foi sacerdote, mas continuou a trabalhar como advogado e juiz. E recebeu o título de advogado dos pobres.

E completa neste mesmo artigo: “era aquele jurista que estava onde ninguém mais queria ir. Aí reside o pensamento nobre para o advogado e o jurista em geral. Ir onde nenhum jurista jamais esteve, ao lado daqueles que não têm voz e nem vez. Seja advogando estas causas, seja tendo sensibilidade e principalmente coragem para decidir a favor delas”.

Uma de suas frases sempre proclamadas era: "Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente".

 “A luz que se acende com o dia 19 de maio, dedicado a Santo Ivo, patrono da advocacia, remete ao pensamento de que aquele homem no desempenho da atividade jurídica favoreceu os pobres e necessitados e os carentes em geral, gerando em torno de si muitas lendas e histórias de suas astúcias para defesa destes desvalidos”, afirma o advogado Wagner Dias Ferreira em seu artigo: Audaciosamente indo onde nenhum jurista jamais esteve...

Santo Ivo faleceu em 19 de maio de 1303 e em 1347 foi proclamado santo. A imagem tem um papel enrolado na mão que representa as leis, estudo, sua atuação como advogado e magistrado além da beca. Nos pés, a balança simboliza a justiça e, a espada, a Palavra de Deus, na qual ele se inspirava para exercer tal justiça.

A criação da Defensoria Pública foi uma inspiração na vida de Santo Ivo, que defendeu os menos favorecidos, que não podiam arcar com os custos de um advogado.


Relíquia – Quando visitamos a igreja de Santo Ivo em São Paulo pela primeira vez, pudemos ver a relíquia dele. Ainda não tinha um lugar específico para ela ser colocada em exposição. Agora tem, mas o padre preferiu deixá-la ao lado de Santo Ivo perto do altar durante a missa. É única no Brasil e foi doada pelo Bispo de Saint-Brieuc em Tréguier, para o Bispo de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Hoje ela fica na cripta do Santuário da Medianeira de todas as Graças, com o altar inaugurado em 19 de maio de 1986, local de peregrinação de muitos fiéis e de muitos advogados do Brasil.





 
 

Oração a Santo Ivo:

Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça.
Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos,
para que, posposto todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as  forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio.

Amém.

Localização:
A igreja de Santo Ivo fica no Largo da Batalha, 189 - Jardim Luzitânia/Moema
São Paulo - SP

Visitei e recomendo:
Igreja de Santo Ivo

Conheça também e curta nossa página no facebook:
www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil

                                       *Texto e Fotos: Karina Motta

4 comentários:

  1. Me senti muito realizado fazendo esta peregrinação. A companhia do BlogViagensPeloBrasil na pessoa da Jornalista Karina Motta sempre potencializa as experiências. Essa registrei para muitos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico feliz em participar de momentos importantes de sua vida!

      Excluir
  2. Em 2020 a visita a Igreja de Santo Ivo foi virtual. Não vejo a hora de agendar outra presencial. Risos.

    ResponderExcluir