
Um dos ícones da arquitetura de Belo Horizonte, cartão postal e referência na cidade, o viaduto Santa Tereza foi construído em 1929 e o projeto é do engenheiro Emílio Baumgart, referência nas construções de concreto armado no Brasil. Ele liga os bairros Santa Tereza e Floresta ao centro de BH. São 390 metros de extensão, sendo 13 metros de largura, 14 de altura. Só o arco levou 700 metros cúbicos de concreto.

O viaduto também é marcado por ser palco de eventos culturais e vida noturna agitada pela concentração de bares e restaurantes. Além disso, ele é uma das referências da arquitetura moderna na capital mineira. Ele foi tombado como Patrimônio Cultural na década de 1990 e passou a fazer parte do conjunto arquitetônico da Praça da Estação. Duas intervenções de reforma/restauração já foram realizadas em 1999 e em 2014.
Esta foi a segunda vez que andei a pé nele e como foi bom poder observar seus detalhes arquitetônicos, o metrô, a Serraria Souza Pinto... Tudo de cima dele e a pé já que geralmente passo por lá de carro ou de ônibus.
Localização: O Viaduto Santa Tereza está n região Leste de Belo Horizonte
Instagram: blogviagenspelobrasil
*Texto e Fotos: Karina Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário