Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Comemorar cinquentenário na capital mineira do ecoturismo

Sempre fui fascinada por arqueologia e, quando posso, procuro locais com pinturas rupestres para conhecer, mas casei com alguém ainda mais fascinado que eu e, como meu marido completou 50 anos de idade este ano, resolvemos comemorar com um passeio que o levasse ao início de algo. Primeiro, ele pensou em ir à nascente histórica do rio São Francisco (já que se descobriu uma nascente geográfica, que também fica em Minas Gerais), porém, como o aniversário é em junho, tempo frio, não iríamos aproveitar tudo que a Serra da Canastra tinha para oferecer. Foi então que pensei em procurar um sítio arqueológico próximo de Belo Horizonte, onde moramos para visitar. E achei um em Conceição do Mato Dentro, que é considerada a Capital do Ecoturismo.
Resolvido. Era só buscar orientação de como chegar, regras de visitação e irmos, pois mesmo tendo belíssimas cachoeiras, nosso foco seria o sítio arqueológico.
Cachoeiras – Mas, mesmo não visitando as cachoeiras, impossível falar dessa região sem ao menos citá-las já que a localidade fica na Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, além de integrar o Circuito Nacional da Serra do Cipó. Várias e belíssimas cachoeiras são encontradas na região. A mais conhecida é a do Tabuleiro, a mais alta do Estado e a terceira mais alta do Brasil, com 273 m de queda livre. O formato dela é de coração. E ainda foi eleita como a mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas. Assim, o caro leitor já sabe que sou obrigada a voltar no verão nesta linda cidade.

As outras cachoeiras são: Rabo de Cavalo, Três Barras, da Roda, do Mutambo e do Roncador.

No site da prefeitura, tinha até o caminho para se chegar ao sítio arqueológico do Dourado, mas achei estranho, parecia ficar na beira da estrada e fiquei em dúvida se era aberto à visitação. Aproveitei o telefone de contato que estava lá e liguei para a secretaria de Meio Ambiente do município.

Porém, eles ficaram confirmaram que ficava na beira da estrada mesmo, mas que não tinha muita pintura para ser vista e que era melhor eu ligar na secretaria de Turismo para conseguir mais detalhes.
Liguei e, para minha sorte, quem me atendeu foi o diretor de Turismo na cidade. Ele também é guia e realiza pesquisas junto à UFMG sobre arqueologia. Colocou-se à minha disposição e me deu até seu número pessoal. Daí para frente, ele me ajudou a definir hospedagem e foi me passando as informações sobre o passeio em Conceição do Mato Dentro. Disse, inclusive, que havia um sítio arqueológico recém descoberto e que era muito mais completo. Trata-se do Parque Natural Salão de Pedras. E que só pelas fotos que me indicou no face já gostei. E ele ainda iria nos acompanhar na visita.
Só que a cidade estaria cheia quando queríamos ir por ser o período do jubileu e cavalgada, que movimenta o município com shows, barraquinhas, missas e tudo o mais. Comecei a ligar para os hotéis que ele indicava e tudo cheio ou caro demais quando tinha vaga. Até que ele me pediu para ligar em um que estava com bom custo-benefício.

Hospedagem – Escolhemos a Pousada Recanto dos Sonhos, que fica próximo ao centro da cidade e tem uma proposta diferenciada de tudo que já experimentei em hospedagem. Geralmente, gosto do tradicional de incluir refeições. Pelo menos o café da manhã. Mas como já estavam programadas minhas férias para agosto e seriam caras, tínhamos que comemorar esse marco de 50 anos de idade do meu marido mas sem gastar muito. E facilitou as suítes serem todas montadas com uma miniestrutura gourmet em que você mesmo poderia preparar suas refeições e varanda com vista para as belezas naturais da cidade. Foi a primeira vez que me hospedei assim e gostei. Levei capuccino, chá e lasanha para aproveitar a proposta. E, seguindo a linha ecológica, preocuparam-se com a sustentabilidade com energia solar, valorização da luz natural nas suítes, captação da água de chuva e reaproveitamento da mesma.

De acordo com o proprietário Caio Marcelo Portilho, ele disponibilizou nos quartos micro-ondas, frigobar, bancada com Cuba (lavatório), e talheres para o próprio hospede organizar suas refeições. Achei boa a proposta.

A vista é excelente, principalmente, porque ficamos no último andar.


Localização:
Conceição do Mato Dentro fica a cerca de 180 km da Capital - Belo Horizonte


Visitei e recomendo:
Parque Natural Municipal do Tabuleiro
Cachoeira do Tabuleiro


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil


*Texto e Fotos: Karina Motta

2 comentários:

  1. Em geral viver é muito bom. Registrar os marcos temporais de vida é algo que sempre me remete a refletir sobre se está valendo a pena. E momentos como este proporcionados pelo BlogViagensPeloBrasil (Karina Motta) potencializam as reflexões sobre o valor da vida e maximizam a conclusão de que a vida vale a pena em quaisquer condições. Te amo Karina Motta!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Muito obrigada pelo comentário apaixonante. Também te amo, Wagner!

    ResponderExcluir