Resolvido. Era só buscar orientação de como chegar, regras de visitação e irmos, pois mesmo tendo belíssimas cachoeiras, nosso foco seria o sítio arqueológico.
Cachoeiras – Mas, mesmo não visitando as cachoeiras, impossível falar dessa região sem ao menos citá-las já que a localidade fica na Serra do Espinhaço, que foi tombada pela UNESCO em 2006, como Reserva da Biosfera, além de integrar o Circuito Nacional da Serra do Cipó. Várias e belíssimas cachoeiras são encontradas na região. A mais conhecida é a do Tabuleiro, a mais alta do Estado e a terceira mais alta do Brasil, com 273 m de queda livre. O formato dela é de coração. E ainda foi eleita como a mais bonita do Brasil pelo Guia Quatro Rodas. Assim, o caro leitor já sabe que sou obrigada a voltar no verão nesta linda cidade.
As outras cachoeiras são: Rabo de Cavalo, Três Barras, da Roda, do Mutambo e do Roncador.
No site da prefeitura, tinha até o caminho para se chegar ao sítio arqueológico do Dourado, mas achei estranho, parecia ficar na beira da estrada e fiquei em dúvida se era aberto à visitação. Aproveitei o telefone de contato que estava lá e liguei para a secretaria de Meio Ambiente do município.
Porém, eles ficaram confirmaram que ficava na beira da estrada mesmo, mas que não tinha muita pintura para ser vista e que era melhor eu ligar na secretaria de Turismo para conseguir mais detalhes.
Liguei e, para minha sorte, quem me atendeu foi o diretor de Turismo na cidade. Ele também é guia e realiza pesquisas junto à UFMG sobre arqueologia. Colocou-se à minha disposição e me deu até seu número pessoal. Daí para frente, ele me ajudou a definir hospedagem e foi me passando as informações sobre o passeio em Conceição do Mato Dentro. Disse, inclusive, que havia um sítio arqueológico recém descoberto e que era muito mais completo. Trata-se do Parque Natural Salão de Pedras. E que só pelas fotos que me indicou no face já gostei. E ele ainda iria nos acompanhar na visita.
Só que a cidade estaria cheia quando queríamos ir por ser o período do jubileu e cavalgada, que movimenta o município com shows, barraquinhas, missas e tudo o mais. Comecei a ligar para os hotéis que ele indicava e tudo cheio ou caro demais quando tinha vaga. Até que ele me pediu para ligar em um que estava com bom custo-benefício.
Hospedagem – Escolhemos a Pousada Recanto dos Sonhos, que fica próximo ao centro da cidade e tem uma proposta diferenciada de tudo que já experimentei em hospedagem. Geralmente, gosto do tradicional de incluir refeições. Pelo menos o café da manhã. Mas como já estavam programadas minhas férias para agosto e seriam caras, tínhamos que comemorar esse marco de 50 anos de idade do meu marido mas sem gastar muito. E facilitou as suítes serem todas montadas com uma miniestrutura gourmet em que você mesmo poderia preparar suas refeições e varanda com vista para as belezas naturais da cidade. Foi a primeira vez que me hospedei assim e gostei. Levei capuccino, chá e lasanha para aproveitar a proposta. E, seguindo a linha ecológica, preocuparam-se com a sustentabilidade com energia solar, valorização da luz natural nas suítes, captação da água de chuva e reaproveitamento da mesma.
De acordo com o proprietário Caio Marcelo Portilho, ele disponibilizou nos quartos micro-ondas, frigobar, bancada com Cuba (lavatório), e talheres para o próprio hospede organizar suas refeições. Achei boa a proposta.
A vista é excelente, principalmente, porque ficamos no último andar.
Localização:
Conceição do Mato Dentro fica a cerca de 180 km da Capital - Belo Horizonte
Visitei e recomendo:
Conceição do Mato Dentro fica a cerca de 180 km da Capital - Belo Horizonte
Visitei e recomendo:
Parque Natural Municipal do Tabuleiro
Cachoeira do Tabuleiro
Cachoeira do Tabuleiro
Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil
*Texto e Fotos: Karina Motta
Em geral viver é muito bom. Registrar os marcos temporais de vida é algo que sempre me remete a refletir sobre se está valendo a pena. E momentos como este proporcionados pelo BlogViagensPeloBrasil (Karina Motta) potencializam as reflexões sobre o valor da vida e maximizam a conclusão de que a vida vale a pena em quaisquer condições. Te amo Karina Motta!
ResponderExcluirUau! Muito obrigada pelo comentário apaixonante. Também te amo, Wagner!
ResponderExcluir