Pesquisar este blog

sábado, 22 de junho de 2019

Festa do jubileu em Conceição do Mato Dentro/MG

A festa do jubileu realmente movimenta a cidade de Conceição do Mato Dentro todos os anos no mês de junho e em 2019 ainda caiu no feriado de Corpus Christi. Ela é realizada desde 1787. A cidade recebe romeiros de todas as partes do Brasil para agradecer as graças alcançadas. Foi realmente uma feliz coincidência o lugar que encontrei para comemorar o aniversário do meu marido cair justamente na data da festa mais importante e que envolve religiosidade, já que ele se dedica muito à parte espiritual. Jubileu significa perdão.
O evento conta com missas, forró, cavalgada e barracas com produtos variados e alimentação. Além de shows com artistas famosos. Para participar dos shows era necessário apenas trocar 2 kg de alimento não perecível pelo ingresso nos pontos de troca, mas não participamos de nenhum, pois nos dias da nossa estadia priorizamos os passeios no parque ambiental e à noite só queríamos descansar. Mesmo assim, ouvíamos as apresentações da nossa suíte.
A devoção ao Senhor Bom Jesus do Matozinhos começou quando o escravo Antônio Angola encontrou uma imagem onde hoje é o santuário. Após benzê-la, o padre a levou para a matriz, mas a santa sumiu por três vezes seguidas, sendo encontrada novamente no mesmo lugar em que Antônio Angola a viu. Um português muito doente prometeu que, se fosse curado, construiria uma igreja no mesmo lugar onde a santa insistia em ficar para poder abrigá-la e assim o fez. Além disso, era época de seca forte e o padre sugeriu que os fiéis fizessem uma procissão com a imagem e, durante ela, começou a chover. A chuva permaneceu 15 dias sem parar e aliviou a vida dos moradores e foi com esse milagre que os devotos começaram a romaria anual.

Ronqueira - Todos os dias durante o jubileu e em dois horários, há a ronqueira para acordar a montanha e os romeiros. Às 22 horas são cinco fogos e a ronqueira um foguete forte que faz tremer tudo. Às 5h da manhã são 9 foguetes mais forte para todos os romeiros e moradores saberem que vão começar as missas. A primeira é às 5h30.
Santuário – O Santuário Bom Jesus do Matozinhos é onde os cavaleiros e amazonas chegam para serem abençoados durante a festa do jubileu. O prédio é de 1715. Ela foi reconstruída, com as obras concluídas em 1934, mas o altar e a imagem do bom Jesus são originais e tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os vitrais coloridos têm três metros de altura. Do santuário, é possível ver parte da cidade e da Igreja do Rosário.
Cavalgada – É uma das maiores do Brasil e já está em sua 29ª edição. Cavaleiros e amazonas vêm de toda parte do nosso país para agradecer por graças alcançadas. Eles conduzem a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A cavalgada do jubileu segue um trajeto, dentro da cidade, de três quilômetros. Este ano, a chegada deles e a bênção em frente ao santuário ocorreu no dia 15 de junho. Não presenciamos, pois fomos para Conceição no dia 20.
Exposição – E como o BLOG VIAGENS PELO BRASIL não perde uma exposição, aproveitamos a mostra em cartaz na cidade durante as festividades, com o título O Jubileu que você vê, que, por meio da fotografia, reuniu no Largo do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos 50 imagens produzidas por 23 moradores de Conceição do Mato Dentro. A mostra é coordenada pelo fotógrafo Leo Drumond.

Localização:Conceição do Mato Dentro está a 166 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais


Visitei e recomendo:Jubileu Bom Jesus do Matozinhos

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil





*Texto e Fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário