Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

De volta ao passado em Tiradentes



Ao pisar os pés em Tiradentes/MG, tive a sensação de embarcar em uma verdadeira viagem no tempo. As ruas calçadas, os casarios do século XVIII bem conservados, as riquezas nas igrejas e os passeios de charrete e de Maria Fumaça... Tudo lembrar o período do ciclo do ouro estudado nos livros de história. Foi emocionante chegar à cidade no início da noite. Maravilhoso ver as fachadas das casas e as ruas iluminadas com uma certa penumbra. Um verdadeiro espetáculo! Confesso que meus olhos se encheram de água, realmente, emocionei-me!

Museu Padre Toledo

Museu de Arte Sacra - Antiga Cadeia 
Solar da Imperatriz

Monumento em homenagem a Tiradentes
Tudo relembra o passado, a história do Brasil e de Minas Gerais. A Inconfidência Mineira! Para se ter uma ideia, a casa onde hoje é o Museu Padre Toledo era o local onde os inconfidentes se reuniam para discutir a Conjuração. É impossível pisar nesse chão sem sentir algo diferente, respirar a luta contra o autoritarismo e a exploração econômica, como também relembrar as discussões a fim de se alcançar a democracia e a liberdade. Alguns de vocês dirão que minhas observações têm um ar romântico ou que devo avaliar mais criticamente a história, mas realmente ainda carrego comigo um jeito Poliana de ser. Acredito que as lutas por um mundo melhor existiram e ainda resistirão.
Chafariz São José de Botas
Além disso, após conhecer os principais pontos turísticos da cidade em uma charrete, você realmente fica com a impressão de estar vivenciando a época em que as damas em seus vestidos longos caminhavam pelas ruas que você está passando.

O passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del-Rei é imperdível. A paisagem, indescritível! Algo interessante e curioso é observar a Rotunda – a locomotiva vira e volta a ser engatada nos vagões para ir em direção a São João del-Rei.

Igreja Santo Antônio
Em Minas Gerais, o interior das igrejas são verdadeiros museus e Tiradentes não fugiu à regra. São lindas e ricas em detalhes, ouro e arte. Porém, na São Francisco de Paula acontece o contrário. É do lado de fora que está a riqueza deste templo. Há um cruzeiro de onde se avista toda a cidade. Magnífico! A paisagem confirma que a obra de Deus é mesmo perfeita.
Igreja Nossa Senhora das Dores

Igreja do Rosário

Igreja São Francisco

Igreja São João Evangelista

Igreja São João Evangelista
Ai, a culinária... Hum... Variadíssima! Dá água na boca só de lembrar. Não é à toa que a cidade tornou seu Festival de Gastronomia concorridíssimo! Falar de Tiradentes sem citar sua famosa gastronomia é inconcebível, mas também é fundamental prová-la! E, então, o que está esperando? Confira e confirme minha opinião!

Visitei e recomendo:

Passeio de Maria Fumaça a São João Del-Rei
Passeio de charrete para conhecer os principais pontos turísticos
Igrejas – cada uma tem uma peculiaridade
Restaurantes. Todos são muito bons
Apreciar a linda iluminação noturna

Localização:

Tiradentes fica em Minas Gerais, a 191 km de Belo Horizonte, capital do estado.

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil 

                                             *Texto e crédito das fotos: Karina Motta

11 comentários:

  1. Karina,

    Não fui a Tiradentes, mas estive perto, em São João Del Rei. Cidade linda, um frio acolhedor. Como você eu também aprecio as peculiaridade dos locais aonde vou: cultura, arquitetura, aquelas músicas regionais que são passadas de pai pra filho, a culinária local. De São João Del Rei postei para os amigos o relato abaixo. Espero que esteja compatível com suas impressões.

    Forte abraço,

    Fernando Simonelli

    São João Del Rei é chique!

    São 22:35. Daqui a pouco é hora de ir. Estou em São João Del Rei, em frente à Matriz de São Francisco de Assis, no Velho Chico, barzinho que funciona num velho casarão colonial. Cheguei à cidade às 14:30, sol aconchegante de outono, a cidade toda envolvida com seus trabalhos do dia a dia. Cidade magnífica. Em nada deve a Ouro Preto nos aspectos coloniais. Ouro Preto é circunspecta, uma aura de despotismo e sofrimento histórico que lhe pesa. São João Del Rei não. É linda, isenta dessa aura maluca, respira livremente. Se a tarde é calma e quente, a noite é deliciosamente gelaadaaa. E sinto que é esse gelo que dá o calor da cidade. Às 19:00 fui à Missa na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, toda adornada de dourado. A celebração foi burocrática, ritualística e rápida: um padre responsável pela Igreja e outro, mais velhinho, concelebrando. Sem homilia, mas o evangelho respondeu exatamente ao que eu havia conversado com Deus antes da celebração. Comunguei (Senhor eu não sou digno que entreis em minha morada, mas estar longe de sua comunhão é muito pior – minha oração a cada comunhão). Aqui no Velho Chico, mesas na calçada do bar e do adro da Igreja, as pessoas desfilam seus agasalhos. Mulheres elegantíssimas, homens mais casuais, casais abraçados trocam calor. Faço meu pedido: água sem gás para tirar o que ainda houvesse de hóstia na boca antes de comer ou beber qualquer coisa, depois o couvert com queijo brie, lombo defumado, tomates secos e azeitonas chilenas, que rego com azeite italiano. Para comer, um caldo de moranga com catupiry e salmão, acompanhado de torradinhas temperada com ervas finas. E para beber um Trapiche tinto Malbec, argentino, da região de Mendoza. São João Del Rei é chic!... E eu também. Caldo e vinho me dão o calor que eu preciso. Termino a refeição, lembro do trabalho amanhã. Vejo as pessoas animadas, a noite apenas começando. Peço a conta. Olho novamente para a Matriz como que para preservá-la na memória. A conta? Pus na conta de São Visa... Mas o relógio me diz que são 22:35... E que daqui a pouco é hora de ir.

    ResponderExcluir
  2. Ahh muito me interessa desta cidade!Faz parte da minha vida,da minha história!Realmente vale muito a pena conhecer Tiradentes.Uma cidade muito aconchegante!

    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog Viagens pelo Brasil2 de outubro de 2014 às 10:42

      Realmente encantadora essa cidade, Carol

      Excluir
  3. Com certeza vale muito a pena conhecer Tiradentes. Aguarde o post sobre São João del-Rei, Carol. Será o próximo!

    ResponderExcluir
  4. Fernando, que ótimo receber seu comentário sobre São João del-Rei. Com certeza, coincide com minhas impressões a respeito da cidade, sim. Essa ótima cidade será o alvo do meu próximo post. E os seguintes Bichinho, Coronel
    Xavier Chaves e Lagoa Dourada. Cidades não menos impressionantes, importantes e lindas que Tiradentes e São João del-Rei. Aproveitei para acrescentá-las em meu roteiro, pois ficam na região. Apenas passei por Prados, mas também vi que tem seu encanto. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Karina só de lembrar de São joão Del Rei me bate uma saudade!
    Quanto aos comentários do Fernando digo que já frequentei bastante o Velho Chico,barzinho espetacular e muito chamorso,sem contar que a vista para a Igreja de São Francisco dispensa comentários de tão bela!

    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog Viagens pelo Brasil2 de outubro de 2014 às 10:43

      Concordo, Carol! E, da próxima vez que eu for a Tiradentes, não dispenso conhecer o Velho Chico, barzinho

      Excluir
  6. Ver a Maria Fumaça sendo girada no braço realmente dá a impressão de ter viajado no tempo. Wagner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog Viagens pelo Brasil2 de outubro de 2014 às 10:44

      Concordo, Wagner. Uma verdadeira viagem no tempo

      Excluir
  7. Tiradentes... Cidade de muitas lembranças...foi lá que passei minha lua de mel. Fala sério09 anos atrás.. precisamos voltar.. Agora comemorar ... A família cresceu... Qie lugara encantador..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog Viagens pelo Brasil2 de outubro de 2014 às 10:45

      É realmente um lugar encantador, principalmente, para lua de mel e, com certeza, um lugar para se voltar várias vezes!

      Excluir