Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Igrejas de Sabará surpreendem e encantam

Praça Melo Viana
A riqueza das igrejas de Sabará demonstram que o município faz parte do Circuito do Ouro. Elas realmente são ricas não só pelo ouro, como também pelos detalhes artísticos, história... A arquitetura barroca predomina e tem ainda chinesisses (elementos pintados pelos artistas de Macau), com elementos como dragões e uso da cor vermelha.

Igreja do Rosário - Entrada lateral
Desde a igreja inacabada de pedra na principal praça do centro da cidade, a Melo Viana, até a curiosa e magnífica igrejinha do Ó. Todas com suas peculiaridades e atrativos encantadores. E imagine o nome deste primeiro templo citado, caro leitor, que sempre me acompanha e sabe qual igreja coleciono registros fotográficos em viagem. Descobriu? Claro que é a do Rosário!

Ela é referência não só como um dos palcos principais do carnaval de Sabará como é cenário também para as apresentações de teatro durante a Semana Santa. Inclusive, uma das vezes que fui à cidade, os atores estavam ensaiando a peça que seria encenada na Paixão de Cristo.

Chafariz do Kaquende
As grandes e robustas pedras chamam a atenção e, como toda igreja do interior, para garantir a água na construção, foi feito um chafariz bem próximo. E esse do Rosário é lindo. Outro chafariz, o do Kaquende, também se destaca. Diz a lenda que quem bebe de suas águas sempre volta a Sabará e eu, que adoro vivenciar o turismo que faço, bebi da água e, comigo funcionou. Apaixonei-me pela cidade e, realmente, depois disso já voltei inúmeras vezes.

Igreja Nossa Senhora do Carmo
As pinturas e esculturas são destaque na igreja Nossa Senhora do Carmo. E foi principalmente lá que Aleijadinho trabalhou enquanto morava no município. Para variar, como sempre acontece em minhas viagens, também ouvi histórias e curiosidades por parte do pároco. Ele nos detalhou os
quadros e nos informou onde era a casa em que Aleijadinho havia morado.

Já a Matriz é dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Ela e a da Nossa Senhora das Mercês possuem fachada simples, mas que, com todo o contexto e circuito das capelas e demais igrejas, inclusive do distrito de Ravena, dentre outros, formam um acervo impressionante. 

E como a melhor e mais importante atração de todo espetáculo fica sempre por último, apresento, agora, a você, caro leitor, a Igrejinha do Ó. Na realidade, o nome dela é Nossa Senhora da Expectação do Parto. E a imagem da santa no altar é uma nossa senhora grávida. Conta-se que o apelido se deve às ladainhas entoadas pelos devotos durante as festas que homenageiam a santa. Antes de cada versículo, havia um Oh. Se eu conseguir recuperar uma delas, postarei aqui depois.
Igrejinha do Ó
A intejeição, porém, cabe perfeitamente na exclamação de surpresa diante dos visitantes e turistas que adentram esta magnífica jóia de Sabará e que se tornou a referência da cidade. Por fora, é um prédio pequeno, mas, é por dentro que toda a suntuosidade se revela formando belas obras de arte em pinturas, madeira e ouro. É simplesmente magnífica!

Igreja São Francisco

Igreja das Mercês

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Visitei e recomendo:

Praça Melo Viana
Igrejas Nossa Senhora do Rosário, do Carmo, da Conceição, das Mercês
Chafariz do Rosário e do Kaquende
Igrejinha do Ó (Nossa Senhora da Expectação do Parto)


Localização:

Sabará fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 19 km da Capital.

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


                                                                  *Texto e crédito das fotos: Karina Motta


Um comentário:

  1. Quando minha mãe nasceu minha avó materna morava no Largo da Igrejinha do ó. Isso traz um sentimento muito especial para mim. Wagner D Ferreira.

    ResponderExcluir