Pesquisar este blog

sábado, 10 de dezembro de 2016

BH nos semáforos

Este ano a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), implementou o projeto Cidade Revelada – Interpretação e Sinalização do Patrimônio Histórico, que tem o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e histórico da cidade. Desenvolvido em parceria com a BHTrans, ele  promove a instalação de novas máscaras nos semáforos de pedestres de Belo Horizonte com a finalidade de representar e revelar à população seus monumentos. A sinalização funcionará exatamente como as tradicionais, indicando os tempos verde e vermelho para a travessia dos pedestres.

Esta é uma forma de destacar os principais patrimônios culturais da cidade, ressaltando ícones consagrados por seus valores históricos e preceitos arquitetônicos. A ideia é despertar a curiosidade da população e permitir que os moradores tenham um novo olhar sobre a cidade.

Na primeira etapa foram instaladas 200 máscaras novas nas proximidades de monumentos da região Centro-Sul e no entorno da rua da Bahia, das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral e da praça da Estação (Museu Inimá de Paula, CRModa, Museu da Imagem e do Som, Espaço Cento e Quatro, Cine Theatro Brasil Vallourec, Conservatório da UFMG, Funarte, Prefeitura, Serraria Souza Pinto, Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília e Museu de Artes e Ofícios) e também no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim, e na região da Pampulha, evidenciando o Conjunto Moderno.

Na segunda etapa, instalou 160 novas máscaras nos semáforos de pedestres do entorno de 15 templos católicos e evangélicos de Belo Horizonte. Receberam as novas máscaras, os semáforos do entorno das seguintes igrejas: 2ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, Igreja São José, Igreja Metodista do Brasil, Igreja Ortodoxa São Jorge, 1ª Igreja Batista de Belo Horizonte, Capela Nossa Senhora do Rosário, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, 1ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, Capela do Instituto Metodista Izabela Hendrix, Igreja Santa Efigênia, Igreja Nossa Senhora de Fátima, Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia, Igreja de Nossa Senhora das Dores e Capela da Igreja de Nossa Senhora do Líbano.

Totens e placas de sinalização também foram instaladas na cidade.O material bilíngue traz informações históricas sobre bens considerados patrimônio cultural do município.


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário