Pesquisar este blog

sábado, 4 de novembro de 2017

A serra é a riqueza de Moeda

A caminho de Belo Vale, partindo de BH, já se avista da própria BR 040 o melhor ponto para contemplar a serra da Moeda: o Topo do Mundo, onde se pratica o voo livre. O motocross também tem seu espaço.E, da própria estrada, as montanhas verdejantes te acompanham, descortinam-se bem à sua frente. 
Topo do Mundo visto da BR 040
A serra tem 70 quilômetros de extensão. São 1.500 metros de altitude e possui ainda trilhas ecológicas para caminhada. Porém, outros municípios também compreendem a serra: Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto.

Passamos pelo centro da cidade de Moeda para chegarmos ao nosso destino final.


Dizem que a cidade recebeu este nome por ter tido a primeira fábrica clandestina de dinheiro no Brasil ainda na época do império. Como é explicada a história no próprio site da prefeitura: “a Coroa Portuguesa cobrava altos impostos, daqueles que exploravam ouro e pedras preciosas na província. Para evitar o não pagamento do quintos pelo ouro, a sonegação passou a ser grande, até mesmo porque todos os impostos recolhidos não traziam nenhum benefício para a região.

Em 1719, ficou acordado que seriam criadas casas de fundição, para que todo o ouro fosse transformado em barras e recebessem o selo da Coroa, evitando assim o transporte do ouro em pó, que era muito mais fácil de ser levado de forma clandestina.

Foi exatamente para driblar o fisco da Coroa Portuguesa, que foi criada para fazer a Casa de Fundição Falsa, na encosta, da então Serra do Paraopeba. Por volta do ano de 1720, a casa de moedas falsas, passou a funcionar, graças aos cunhos que foram roubados de casas de fundições oficiais da Coroa.

A casa também era conhecida como “Fortaleza”, pois possuía um grande aparato bélico, que mantinha, os vizinhos e curiosos afastados”.

A Serra da Moeda faz parte da Serra do Espinhaço. É considerada a única cordilheira do Brasil e foi reconhecida como Patrimônio Histórico Natural de Minas Gerais.

No centro, fica a igreja São Caetano.



  


Localização:
A distância entra a capital mineira e a cidade de Moeda é de 62 km

Visitei e recomendo:
Serra da Moeda
Igreja São Caetano





Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil



*Texto e Fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário