Pesquisar este blog

domingo, 26 de novembro de 2017

Um lindo pôr do sol em Mucuri/BA

Alerta: este post é antigo.  Registro da minha viagem, realizada em 2015. Fui deixando passar e colocando outros posts na frente e não o publiquei de imediato assim que fiz o passeio. 


As praias são bonitas e o mar, tranquilo.

Vamos ao post registro:
O ar praiano já agrada por si só, mas, ter a oportunidade do contato com os pescadores e ainda uma bela vista do sol se pondo torna o passeio ainda mais interessante. O BLOG VIAGENS PELO BRASIL preferiu registrar o crepúsculo enquadrando um grande prédio abandonado, que deixou o evento da natureza em destaque. E como o caro leitor sabe o quanto sou fã de pôr do sol... Não perdi a oportunidade. Mucuri, que fica na divisa entre os estados da Bahia e Espírito Santo, é a primeira cidade da Bahia para quem está vindo do sudeste.






A Costa Dourada, que fica na área de proteção ambiental, tem tudo que a Bahia traz: alegria, mar, comida típica e mais ainda a tranquilidade do baiano, sem a badalação dos grandes centros da Bahia como Salvador e Porto Seguro.





A vila de pescadores também tem a beleza das falésias. Altas, elas se destacam no local com suas tonalidades avermelhada e dourada.














Um dos lugares mais bonitos para se conhecer é o Porto, às margens do rio Mucuri. O colorido dos barcos, o maguezal e a pequena e singela cape-la São Pedro chamam a atenção. Ainda é possível encontrar e conversar com os simpatissíssimos pescadores e ainda combinar um passeio de barco com eles.


Na arquitetura, o traço marcante é a influência da colonização, com igrejas e fachadas das casas revestidas de azulejos portugueses. Já quanto às praias, a maioria delas tem infraestrutura. Algumas com poucas barracas, porém, com excelente atendimento. O BLOG VIAGENS PELO BRASIL visitou as da Barra, Costa Dourada, da Vila, de Mucuri, do Pôr do Sol e do Sossego.














É no porto também que se encontra a Praça do Peroá. Fica na parte antiga da cidade e o nome homenageia a espécie de peixe que era muito encontrada na região e é um dos meus preferidos, principalmente, bem fritinho... Hum...
A Passarela do Gigica foi instalada para dar acesso dos pescadores à praia, mas, tornou-se ponto turístico importante na cidade. Ela é muito simples, feita de madeira e tem a extensão de 300 metros no meio do manguezal. Vale muito a pena conhecê-la e ainda te leva para um belíssimo pôr do sol na praia. Trata-se de outra homenagem este nome. Gigica era um antigo pescador que sobreviveu perdido no mar. A passarela leva às praias do Rio, do Mar Aberto e da Boca da Barra, possibilitando a escolha ao turista de se banhar em águas salgadas (mar) ou doces (rio).
Já muito frequentada pelos moradores, é a praça João Carletti. Tem quadra, pistas, academia e playground.Tem também a praça Olhy Zeferino Kock.

Conhecemos também a igreja Matriz de São José



Para hospedagem, o BLOG VIAGENS PELO BRASIL escolheu a Pousada Tarumã e não se arrependeu. A estrutura é excelente e fica bem próxima à praia. Ocupa um terreno de 10 mil m² em uma linda área verde de mata atlântica, que favorece o contato direto com a natureza e, para os mais radicais, tem tirolesa e escalada.


 












Localização:

Mucuri fica no extremo sul da Bahia, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A cidade fica mais próxima destes do que da Bahia. A distância entre Mucuri e a capital baiana, Salvador é 918 km. Já de Alcobaça, também na Bahia, é de 165 km. Da capital mineira, Belo Horizonte, a distância é de 732 Km, mas de Nanuque, também município mineiro, a distância é de 119 km. Já saindo do Espírito Santo, o turista viajará 334 km se partir da capital capixaba, Vitória e apenas 70 km se sair de Pedro Canário.


Visitei e recomendo:   
Costa Dourada
Praias da Barra, Costa Dourada, da Vila, de Mucuri, do Pôr do Sol e do Sossego
Porto
Capela São Pedro
Igreja Matriz de São José
Praça do Peroá
Passarela do Gigica
Praça João Carletti
Praça Olhy Zeferino Kock.
Pousada Tarumã

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário