Pesquisar este blog

domingo, 12 de novembro de 2017

Ora-pró-nobis em Pompéu

Sabará guarda um distrito muito gostoso e tranquilo, famoso por criar pratos com uma verdura conhecida em Minas Gerais como ora-pró-nobis. Há inclusive, um festival gastronômico se início a um evento gastronômico dedicado à folha.

Geralmente, ela é servida com costelinha ou frango. Descobri uma história interessantíssima, que envolve a dona Maria, do restaurante Moinho D'água, onde resolvi almoçar. O dono do terreno ao lado da casa dela faliu e deixou centenas de marrecos lá e os doou para ela. Sem saber o que fazer com tanta ave, resolveu criar um prato com os dois ingredientes que ela mais tinha em casa: ora-pró-nobis e marreco. Deu certo! Ela venceu uma das edições do concurso gastronômico com essa iguaria.

Se o cliente preferir, pode se sentar bem ao lado do moinho que dá nome ao restaurante. Prefeurtrimos não fazer isso, pois, ele é um ponto que chama a atenção e todos querem tirar fotos perto.
  

  
  
Há outros dois restaurantes tão famosos quanto o moinho pela comida mineira. Um deles, o Jotapê é, inclusive, um alambique. De fora, já é possível ver a plantação de cana-de-açúcar, matéria-prima da cachaça. Os três restaurantes são muito próximos. O outro é o Ouro Verde.


O distrito serve-se também de uma esplendorosa natureza, que convida para o ecoturismo com caminhadas, escaladas, passeios de bicicleta e a cavalo.







O arraial leva esse nome em homenagem ao seu fundador Antonio de Pompéu. A capela de Santo Antônio de Pompéu pertence à primeira fase do Barroco Mineiro. Ela é toda cercada por um muro de pedra. Fica junto com o cemitério. Em frente, um sino com suporte de madeira chama a atenção.

  

Localização:Pompéu é distrito de Sabará, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 19 km da Capital.


Visitei e recomenda: Capela Santo Antônio de Pompéu


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário