Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2018

Arte polêmica de Francisco Brennand

Fiquei confusa assim que comecei a pesquisar o museu Brennand para eu visitar por conta própria, já que nenhuma agência de turismo faz exclusivamente esse passeio opcional, sempre agregam outros pontos turísticos e não era meu objetivo.
Divulgação: site da ofcina Brennand
Eu queria mesmo era conhecer um dos mais famosos museus do mundo, que é o Instituto Ricardo Brennand, mas, todos os sites mostravam também a Oficina Francisco Brennand e o Parque das Esculturas. Fui ficando meio decepcionada, pois, estes dois, apesar de interessantes não tinham a grandiosidade que eu esperava pela fama mundial. Pensei em algo como Inhotim, em Brumadinho/MG... Dito e feito. Eu estava certa.

Sem tirar o mérito do ceramista Francisco Brennand, descobri a diferença entre os dois. O idealizador do Instituto e o do Parque e da Oficina são primos. Os dois não se dão muito bem. E não é comum fazer essa distinção entre um e outro se você não pesquisar com cuidado.

Dá para conhecer os espaços dos primos no mesmo dia. Só que cada um fica em local e acesso diferentes. A oficina mesmo fica no meio de uma densa mata e do rio Capibaribe, fora do centro de Recife. Como nossa estadia na cidade era curta, priorizamos o Instituto, que terá um post específico. Conheci a oficina apenas na internet e o parque pudemos apreciar no passeio pela cidade de Recife. Então, vamos ao Francisco Brennand. Tem até duas obras de Francisco no Instituto.

As pinturas do artista falam da beleza feminina. Já as esculturas são polêmicas por terem conotação sexual, mas a relação forte om o corpo humano vem de ele representar em suas obras a vida e o nascimento.

Polêmica – Essa forte conotação sexual em suas esculturas já gerou vários contratempos ao artista. Mas ele também utiliza a natureza, a mística e o sincretismo religioso como elementos para compor suas obras. Francisco Brennand é ceramista e faz uso da cerâmica na arte e na arquitetura. Sua obra está presente na Oficina Brennand, que foi construída sobre as ruínas de uma fábrica de tijolos (olaria) no terreno de seu pai, formando seu ateliê e museu.
A oficina ocupa uma área de 15 mil m², com jardim projetado por Burle Marx. Tem capela, templo, lagos, toten e galerias de cerâmica e pintura.
Em outros pontos da cidade é possível encontrar obras de Francisco como no aeroporto.

Pudemos conhecer uma de suas obras icônicas ao ver o Parque das Esculturas durante o nosso passeio de Catamarã. Ele é construído em frente ao Marco Zero com 90 esculturas de cerâmica do artista plástico Francisco Brennand, além de sua obra principal, que é a Coluna de Cristal, feita em argila e bronze. Ela chama a atenção de longe por possuir 32 metros de altura.  Simboliza a fertilidade. A inspiração para criá-la partiu de uma flor (flor de cristal) que o paisagista RobertoBurle Marx descobriu. Porém, na época foi muito questionado o seu formato fálico. Quem quiser conhecer o parque de perto, pode pegar um barquinho no Marco Zero.
O parque integra um projeto para comemorar os 500 anos de descobrimento do Brasil.



Localização:
O parque das Esculturas fica em frente ao Marco Zero, em Recife Antigo e a Oficina fica no bairro Várzea, afastado do centro de Recife


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário