Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Conhecer pontos próximos ao hotel em Recife

Quisemos aproveitar nossa estadia em Recife para conhecer lugares por conta própria já que tínhamos um dia livre para irmos ao Instituto Ricardo Brennand e o mesmo só abre à tarde. Como ninguém é de ferro, começamos o dia bem cedo na praia do Pina, que é continuação da praia de BoaViagem, em frente ao hotel onde ficamos hospedados.
A praia do Pina é bem popular por estar próxima a vários bairros do Recife que não têm acesso ao mar. Areia, coqueiros, águas esverdeadas e mornas, área para esportes, quadra de tênis e tem poucos quiosques e barracas.

Pela orla mesmo, fomos caminhando até o parque Dona Lindu, que homenageia a mãe de Lula. Um llocal bom para curtir com a família. Tem gente que faz até piquenique lá. Há uma estátua representando a família do ex-presidente feita pelo artista pernambucano Abelardo da Hora, intitulada Monumento aos Retirantes.

 
O projeto é de Oscar Niemeyer e tem 27 mil m² de área com muito verde, ciclovia, pistas para cooper e skate, quadra poliesportiva, playground, áreas para descanso e ginástica, além de teatro, pavilhão para exposições e restaurante.

Dona Lindu, a
sertaneja Eurídice Ferreira de Melo, nasceu no agreste pernambu-cano e saiu de lá em cima de um caminhão pau-de-arara por causa uma grande seca na região. Ela foi carregando os sete filhos para ir a Santos, em São Paulo, onde reencontraria o marido. Não aceitou a violência doméstica e saiu de casa novamente para criar sozinha os sete filhos e fez questão de que todos estudassem.

Combinamos com um taxista para fazer um pequeno tour até chegarmos ao instituto, Mas, antes, fomos então à igreja  e praça Nossa Senhora da Boa Viagem para podermos registrá-las durante o dia.  





 

 
 

O complexo com a igreja, o obelisco, a praça e a casa de nº 16 é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Foi ele que deu nome à praia e ao bairro. O frontispício é de 1707, mas não se sabe a data de inauguração do templo religioso. O prédio é em estilo barroco.

O obelisco é de 1926 e marca a conclusão da avenida Boa Viagem, que facilitou o acesso da população à praia já que fica a 11 km do centro de Recife. Em 1948, a igreja foi elevada à categoria de matriz.

Na feirinha da Boa Viagem, de um lado da igreja ficam as barraquinhas que vendem artesanatos em renda, madeiras, lembranças em geral, do outro lado ficam as de comidas como tapiocas, bolos, lanches etc. 
À tarde fomos ao museu Instituto Ricardo Brennad, que obviamente tem post específico. Podíamos ficar o dias inteiros lá, mas estávamos com o tempo corrido e ele só é aberto ao público na parte da tarde mesmo.

Tudo isso foi possível porque ficamos hospedados na avenida Boa Viagem, a três quilômetros do aeroporto e próximo da pracinha de Boa Viagem e do parque dona Lindu. Sem falar da vista para o mar! Foi essencial acrescentar um dia ao nosso passeio para curtirmos Recife, que é extremamente cultural do jeito que o BLOG VIAGENS PELO BRASIL gosta e ainda tem o plus do mar. Tenho que agradecer muito à minha agente de viagens pela paciência e dedicação em montar um roteiro exatamente com a minha cara. 

  

Localização: Recife, capital de Pernambuco


Visitei e recomendo:
Praia do Pina
Praia da Boa Viagem
Parque dona Lindu
Igreja e praça da Boa Viagem

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário