Pesquisar este blog

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Overbooking de passeios em Pernambuco

Se o caro leitor é ávido por vivenciar e conhecer realmente o local para onde viaja, este post é para dividir uma experiência que deixou o BLOG VIAGENS PELO BRASIL bastante apreensivo, com medo de não ser possível visitar lugares importantes no estado de Pernambuco, onde a gestora do blog passou férias esse ano. Faço isso para que vocês, afoitos por passeios, não cometam o mesmo erro que eu. Mas fui lá! Reagendei, cancelei passeios que seriam em Alagoas, aumentei as diárias e os locais de hospedagem e tudo com a ajuda da melhor e mais competente agente de viagens que conheço: a Daniely Rodrigues. Indico muito! E no fim conheci tudo o que eu queria e muito mais! Faltou apenas Fernando de Noronha, mas esta viagem será específica e, desde que pensei em ir a Pernambuco, decidi não incluir a ilha para deixá-la para outra oportunidade.

Assim que agendei minhas férias, avisei para minha agente de viagens que queria conhecer a praia dos Carneiros e, de quebra, tudo que ficasse por perto para eu aproveitar muito.


Ela ficou de olho nas promoções e, quando o hotel e as passagens estavam com preços convidativos, ela entrou em contato comigo para fecharmos. A promoção estava extremamente boa e à medida que comprava combos de passeios, os descontos aumentavam. Empolguei com tantas opções por um preço razoável e fechei logo para não mudar o valor.


Quando questionei o valor tão bom, a agente explicou que era pacote fechado com inúmeros passeios. Entendi que como estava fechado, não poderia alterar os roteiros e deixei Maragogi que eu já conhecia e São Miguel dos Milagres, que ficam em Alagoas e não Pernambuco. Estávamos empolgados com as promoções e achei que era pacote fechado para ficar mais em conta. Por isso, de cara, não questionei locais alagoanos ao invés de pernambucanos nos passeios. Esclarecida a questão, fui correr atrás e coloquei minha agente de viagens doida para garantir que eu conhecesse não só Porto de Galinhas como o Instituto Ricardo Brennand, que não estavam no pacote.


Tinha ficado livre minha chegada e mais um dia. Como eu fazia questão de conhecer um dos mais famosos museus do mundo, o Instituto Ricardo Brennand, que fica em Recife, pensei que daria para encaixá-lo neste dia livre já que, infelizmente, sempre tenho que fazer os passeios culturais por conta própria porque as agências não oferecem ainda mais um local em que tem como atrativo inúmeras e belíssimas praias.

Foi então que minha agente percebeu que, como eu estava pagando no boleto, eles acrescentaram um valor e ela negociou para conseguir mais um passeio no lugar, que foi Cabo de Santo Agostinho. Fiquei feliz, mas lá se foi meu dia livre e ainda estava pendente o passeio que ganhei no pacote para conhecer Recife e Olinda.
Só que ela mesma já havia reservado este dia livre, que encaixou Cabo de Santo Agostinho para eu fazer o passeio opcional de buggy em Portode Galinhas, onde eu ficaria hospedada. Conclusão: ficou agendado um passeio para lugar que eu já conhecia e fora do estado que eu estava visitando, não tinha dia disponível para eu conhecer a cidade onde eu ficaria hospedada e o museu nem no sonho daria para encaixá-lo. O overbooking de passeio estava instalado! A expressão em inglês significa excesso de reservas. É quando a venda ou reserva de bilhetes ou passagens fica acima do número de lugares realmente disponíveis no veículo, aeronave, hotéis e restaurantes.
Fiquei apreensiva, mas, como faço tudo com muita antecedência, assim que recebi o voucher dos passeios e vi o equívoco (isso quase dois meses antes da minha viagem), comecei minha saga para conseguir encaixar todos os roteiros que eram referentes a Pernambuco e deixei minha agente de viagens louca para conseguir este feito.

Logo, pensei em cancelar Maragogi para acrescentar o museu. Só que apareceu Porto de Galinhas (que é um paraíso tanto quanto Maragogi) para este dia e fui quebrando a cabeça para achar uma data para garantir conhecer o Instituto Brennand, Porto de Galinhas e ainda Recife e Olinda, que estavam juntos e minha agente de viagens achou que daria para fazer no dia em que eu tinha um jantar temático e magnífico em Nova Jerusalém, mas ela tinha esquecido que este passeio não era só o jantar, era o dia todo, pois incluía Caruaru. Sentiu meu desespero, né!?
Como eu chegava de madrugada, minha agente pensou em trocar uma hospedagem e me colocar em Recife e não Porto de Galinhas para eu ficar mais perto do museu e ir. Pronto! Na chegada, de cara, conheceria o museu, cancelaria Maragogi para conhecer Porto de Galinhas e Recife e Olinda??? Não tinha dia!

Já estava desconsolada quando percebi que nem o museu eu poderia fazer no dia da chegada, pois era uma segunda-feira e, tradicionalmente, os museus não abrem neste dia de semana e com o Brennand não é diferente... Não apareciam soluções. Só mais empecilhos!

Percebemos que Olinda e Recife, então, tinham que entrar na minha chegada. Decidi mesmo manter Porto de Galinhas no lugar de Maragogi e também cancelei São Miguel dos Milagres, que fica em Alagoas para conhecer o museu.

Para eu não perder o investimento feito nestes passeios e ainda pagar pelos que eu estava substituindo, minha agente de viagens foi tentando permutas. Eu até pesquisei ir por conta própria ao museu, perder o que paguei para ir a São Miguel dos Milagres e ainda gastar mais com o translado.

Só que Porto de Galinhas fica distante 58 km de Recife e nenhuma empresa que presta esse tipo de serviço queria fazer só o museu. O receptivo quis cobrar muito caro, mas muito caro mesmo.

Deu certo! E já embarquei com tudo agendado para, como sempre, só curtir as maravilhas do local. Ajuste vai, ajuste vem, minha agente de viagens conseguiu fazer permutas com Maragogi e São Miguel dos Milagres e ainda acrescentou um dia à minha viagem pagando um pouquinho a mais, muito menos do que gastaria para chegar ao museu! Pensa se fiquei feliz... Imensamente alegre, felicíssima!!!!! Depois de muito trabalho e confusão, tudo resolvido. Teria um dia inteirinho à minha disposição para eu fazer o que eu quisesse, dois dias em Recife para conhecer o Instituto Brennand, a cidade, Olinda, que é bem próxima, e dedicaria todo o meu tempo para o lindo e cultural estado de Pernambuco!


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário