Pesquisar este blog

domingo, 24 de março de 2019

Primeiro mirante de arte urbana do mundo em BH

As telas dos pintores são as paredes dos prédios, lunetas à disposição do turista para apreciar cada mural de perto, os detalhes e, ainda uma bela exposição permanente de arte urbana 24 horas por dia... Assim é o mirante da rua Sapucaí, em Belo Horizonte, que fica na rua Sapucaí e é considerado o primeiro do gênero no mundo e as singularidades não param por aí. Tem ainda o mural mais alto pintado por uma mulher na América Latina, com 56 metros de altura.. A iniciativa é do Circuito Urbano de Arte (Cura).







O projeto já está em sua terceira edição (2017, aniversário de BH e em 2018). São nove prédios, com murais que têm entre 450 e 1.700 metros quadrados e, entre os artistas, estão: Priscila Amoni, Milu Correch, Thiago Mazza, Marina Capdevila, Dms e Acidum Project. Na nova etapa em 2019, outros prédios receberão grafites entre os meses de julho e agosto.



Duas lunetas instaladas também permitem que se observe a arte com mais proximidade e detalhamento, com visão 360 graus. Elas giram vertical e horizontalmente e medem 1,60 de altura. Mas um degrau facilita que crianças ou baixinhos como eu possam visualizar com tranquilidade os painéis. Além disso, as lentes não precisam ser ajustadas o que torna mais fácil a observação.





Um dos prédios traz 21 artistas (oito mulheres e 13 homens), que representam diferentes estilos e escolas da caligrafia urbana de BH. O mural tem 62 metros de altura e foi idealizada pela grafiteira Nica e pelo grafiteiro Surto. Ele faz referência às “name tags” utilizadas pelos escritores do graffiti norte-americano. Fica no edifício Satélite, no centro de Belo Horizonte.

O maior mural é da artista Criola. Tem 1,3 metro de altura e fica no edifício Chiquito Lopes e representa a ancestralidade negra e o poder feminino.

O vestido em um cabide é da artista argentina Hyuro, que deu o nome de “What Remains” (“O que fica” em português). Em sua obra, ela quer chamar a atenção para as violências e injustiças decorrentes da criminalização do aborto (e da liberdade feminina de modo geral). Ele está pintado no prédio do Amazonas Palace Hotel, que tem 1060 metros quadrados de área.

Tem o galo e a raposa.

Completando a vista, tem um mural com o rosto da cantora Elza Soares está na estação do metrô.
Há ainda a praça da Estação, que pudemos registrar do alto do mirante e também do chão quando estávamos indo embora e também um mural entre as palmeiras.
  
  
 
 
A rua Sapucaí fica entre os viadutos Santa Tereza e Floresta. Possui cerca de 550 metros de extensão tendo de um lado casas e comércio e do outro uma mureta com luminárias do século XX.



Localização
Em Belo Horizonte, na rua Sapucaí, s/nº - Floresta. O bairro fica na zona Leste da capital mineira.




Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil
Instagram: blogviagenspelobrasil 


*Texto e fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário