Pesquisar este blog

sábado, 17 de agosto de 2019

Aquário Natural: flutuação acessível até aos menos corajosos

Passeio por cima d'água, como se tivesse boiando, mas com a barriga para baixo a fim de apreciar as belezas do fundo do rio. Assim é a flutuação, um dos passeios imperdíveis em Bonito/MS

As flutuações são as atividades mais famosas em Bonito/MS quando se fala em passeio por lá. E ao pesquisar sobre isso começou meu desespero por pensar em desistir de ir à cidade. Achei que eu ficaria ansiosa por não saber nadar e ainda preocupada com as correntezas. Elas nada mais são do que um passeio por cima da água, como se você estivesse boiando, só que de barriga para baixo. Logo pensei: vou ter gastura desse trem (aqui a mineirinha pensando - risos)! Porém, a atividade permite que você veja todo o fundo do rio, plantas animais, pedras e tudo em uma água extremamente límpida. 


A correnteza do rio te guiando mesmo que suavemente... Foi um misto de preocupação e expectativa em participar de um passeio tão diferente e encantador. Não gostei de imaginar minha sensação de sufocamento na hora por não conseguir respirar pela boca e não saber nadar. Foi aí que comecei a pesquisar antes de desistir e achei flutuações para todos os gostos. Das mais radicais até as mais tranquilas, principalmente, para quem não tem intimidade nenhuma com a água.
 
Aprendi que não é necessário saber nadar. E em todos os passeios, estão incluídos os acessórios apropriados e que te ajudam a boiar como a roupa neoprene, colete salva-vidas, botinha (papete), óculos de nadar e snorkel. Se você quiser também pode levar o seu próprio, mas como não costumo usar, não me preocupei em comprar.


O treinamento em piscinas antes do passeio também faz parte e tranquiliza ainda mais, pois te dá a certeza de que é possível realizar a atividade. Fui me acalmando e eis que descubro o Aquário Natural. Ele foi indicado por uma seguidora do BLOG VIAGENS PELO BRASIL que fez e gostou muito. Em outros sites pesquisados também foi muito citado por famílias acompanhadas de crianças, que se divertiram imensamente. Sem correnteza, você tem a experiência completa da flutuação de forma bem tranquila.
 
Tem esse nome porque você realmente tem a impressão de estar nadando em um aquário só que enorme e natural mesmo. É lindo ver os peixinhos passando ao seu lado e descobrir todo o fundo do rio. O instrutor te deixa muito tranquilo, dá todo o apoio necessário e ainda, por não ser muito fundo, dá para você levantar e tirar a máscara para respirar. 




 
 
  
  
  
   
  
  
  
  
Nas flutuações, o turista tem contato com as águas cristalinas de Bonito e, por geralmente ficarem perto das nascentes, a temperatura das águas ficam em torno de 20 e 22 graus. O fundo é de calcário e é possível observar os peixes coloridos e plantas no fundo do rio que tem águas cristalinas.

Por questões ambientais, é proibido colocar os pés no fundo do rio, pois as rochas na verdade são formadas pelas raízes das árvores, que, em contato com o calcário, calcificam. E, para não depredar a natureza, elas têm que ficar intocáveis.

Minha flutuação – Aproveitei mesmo o Aquário Natural e a experiência foi magnífica! Há outras com rios mais profundos e com mais correntezas. Corri deles. Teve uma turista que disse ter encontrado um jacaré durante a sua flutuação. Deus me livre! Meu desespero seria total.


Mas, no aquário, descortinou-se o azulzinho das águas que tanto me atraiu para Bonito. O tom varia de azul para verde e a grata surpresa de, com a impressionante limpidez, poder ver o fundo do rio. Graças a Deus tive a oportunidade de participar dessa experiência! E ainda bem que não desisti.

Nesta flutuação, você tem a oportunidade de observar a vida subaquática (animais e vegetação), simplesmente, flutuando de barriga para baixo com o rosto dentro d'água. Quase sem correnteza e extremamente tranquila, mesmo para quem tem medo de água, não sabe nadar, tem a oportunidade de sentir a mesma sensação dos mais aventureiros, que fazem flutuação 

nos rios mais agitados de Bonito.

Peixes e mais peixes aparecem toda hora. É parecido com nadar com os peixinhos coloridos nas piscinas naturais de Porto de Galinhas ou nas galés de Maragogi. Porém, é uma experiência única, grandiosa.

Tudo começa com o treinamento em uma piscina com as instruções repassadas pelo guia quanto ao uso da máscara, snorkel e todos os procedimentos no rio como respirar pela boca, soltar o corpo para flutuar e como proceder se entrar água na máscara ou se precisar retirá-la.
A vegetação também é desvendada embaixo d'água. E, para registrar tudo isso, é possível alugar câmeras à prova d'água e GoPros nos receptivos, levar a sua ou mesmo comprar as fotos de um fotógrafo que acompanha o passeio. A atividade acontece acompanhada por dois guias: um nadando e outro em um barquinho de apoio. Nesta, também há a possibilidade de ficar neste barco caso você não queira flutuar nem se molhar.

O percurso da flutuação é de quase 1 km. O início do passeio é com uma pequena caminhada entre a mata até a nascente do rio Baía Bonita. São 15 minutos (400 m) de trilha. Aqui, todos já estão com os equipamentos necessários e fornecidos pelos organizadores. Já foram oferecidas roupas de borracha (neoprene), papete e máscara de mergulho.


  

No deck da nascente do rio, o guia instrui os turistas de como procederem na flutuação.

Na volta, passa-se pelo final da trilha dos animais, em passarela suspensa, é divertida e também dá para ver os rios Formoso e Formosinho e as cachoeiras formadas por eles.

  
 
  
 
Vimos porco do mato, macaquinhos, jacaré...


O rio Baía Bonita tem 800 m de extensão. A flutuação acontece no Baía Bonita e termina no rio Formoso.

No final, quem quiser, pode se aventurar na tirolesa, que fica em uma pequena cachoeira. Acho que já devem saber que fiquei no time dos que não participaram da brincadeira.

Para preservar a limpeza das águas, é proibido o uso de repelentes ou filtro solar. Assim, os turistas precisam passar por duas duchas para tirar qualquer produto que tenha no corpo.

Há ainda um lago comunitário em que os visitantes podem apreciar as piraputangas.

E um teatro de arena.

Há divertidos painéis para foto aludindo um jacaré e uma onça te comendo. É diversão para todo lado!



Localização:Bonito fica a 300 km de Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul. O Aquário Natural está localizado na rodovia Bonito/Guia Lopes da Laguna, km 7


Visitei e recomendo:Aquário Natural
Fazer flutuação

Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil


Instagram: blogviagenspelobrasil


                                       *Texto e Fotos: Karina Motta
Obs.: as fotos do fundo do rio e do treinamento foram tiradas por um fotógrafo contratado pela organização do passeio 

2 comentários:

  1. Entregar o corpo a uma flutuação em águas cristalinas remete imediatamente ao pensamento de entregar a vida e a vontade nas mãos de Deus. Esse passeio me valeu muitíssimo.

    ResponderExcluir