Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2019

Maravilhas de Bonito/MS mesmo sem muita aventura

Lugar é considerado o melhor destino de Ecoturismo do Brasil

O caro leitor que acompanha o BLOG VIAGENS PELO BRASIL sabe que não curto muito aventura. Mas a criatura aqui sempre foi alucinada para conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul. Principalmente, por ver aquele lago azulzinho em uma gruta e tantas belezas naturais desta localidade.
   
Decidi que seria o local para passar minhas férias desse ano. Só que, quando comecei a pesquisar, achei que fosse só esporte radical que lá oferecesse e que era necessário saber nadar. Fiquei, em princípio, decepcionada! Porém, consultas, pesquisas e uma assessoria personalizada da empresa que fez meu receptivo (a H2O Ecoturismo), mostraram-me que curtir as belezas da cidade pode ser para qualquer tipo de pessoa. Assim, escolhi oos passeios mais tranquilos e até flutuação em rio eu fiz, que é como se estivesse boiando de barriga para baixo e poder observar toda a vida subaquática mesmo sem saber nadar! Foi uma experiência incrível! A cidade é considerada como Melhor destino de Ecoturismo do Brasil e se tem uma coisa que amo é natureza!

  
   

  
  
Em 2018, o local galgou o posto de Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil pela 15ª vez. Os leitores da revista Viagem e Turismo é que participaram da eleição. A cidade ainda é considerada Monumento Natural pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sem-pre so-nhei em estar na gruta do Lago Azul e, nela, eu tinha certeza de que conseguia ir sem medo. Apenas mexeu um pouco comigo quando soube que, para chegar ao lago, é necessário descer Os 300 degraus, ou seja, seriam (600 contando ida e volta) mexeram um pouco comigo já que sou totalmente sedentária, mas o esforço valeria a pena para realizar uma vontade acalentada há muito tempo. Só as águas cristalinamente azuis já valeriam minha viagem, mas como não sou dada a passear apenas em um lugar, lá fui eu pesquisar o que mais podia e seria capaz de conhecer levando em consideração que não sei nadar e não sou adepta de esportes radicais.

Emocionante foi observar as araras grandes vermelhas no Buraco das Araras. Elas estão em extinção e este é um local de preservação delas. Hoje, há 130 casais. Demos sorte de ver várias revoadas. E, ainda, na Gruta São Miguel, vê-las ainda mais de perto. Já na Fazenda San Francisco, no Pantanal. Sim. Senti um gostinho do Pantanal também. Pudemos ficar bem próximos da arara azul. Que experiências incríveis vivi lá!
 
 
  
  
Passeios que desisti - Apesar de muito famosos e belos, não quis me arriscar nos rios Sucuri e Prata. Muita adrenalina para o meu gosto, mas adianto que qualquer coisinha um pouco mais radical é muita adrenalina para o meu gosto (risos). Vide o passeio no maior circuito de arvorismo do Brasil , que eu não fui nem na parte dedicada às crianças e minha afilhada de 10 anos fez ele quase completo. Faltou apenas um que ela não tinha altura.
Entretanto, não deixei de conhecer nada em Bonito por conta de não querer me aventurar. Pude me banhar nas águas do rio Prata no Balneário Jardim Ecopark.


Desisti da Fazenda Ceita Corê e da Estância Mimosa para cortar custos da viagem, principalmente, e por perceber que eu teria uma experiência muito parecida com a de outros passeios. Sei que um lugar diferente não seria repetitivo, mas foi para economizar um pouco mesmo. Tive que fazer escolhas dentre os passeios desejados.

Flutuação quis só a tranquilinha mesmo. A agência até insistiu para eu fazer a do rio Formoso e a da Nascente Azul. Eles até ponderaram se eu não quisesse de forma alguma cair na água nem flutuar, eu poderia ficar no barco de apoio, mas, como já disse, conheço-me e sei que não faria. Então, preferi curtir o que realmente eu me jogaria por inteiro.


Mesmo assim, parte do rio Formoso, conheci no Aquário Natural. Aqui, a flutuação começa na nascente do rio Baía Bonita e pode ir descendo até chegar ao rio Formoso onde fica a tirolesa e cachoeiras também. Pensa se curti a tirolesa? Risos.

 
E até para isso fiz algum esforço e abri mão das minhas dificuldades para aproveitar bem minha estadia em Bonito. Passei por cima do sedentarismo, por exemplo, para visitar as cachoeiras da Serra da Bodoquena e até mesmo as grutas, que têm escadas, caminhada, arvorismo com uma ponte suspensa bem estável... Até de bote e quadriciclo andei, mas a contemplação de tanta maravilha natural que se via no caminho tornou os passeios ainda mais especiais e propícios a movimentar o corpo. Essa era minha expectativa desde antes da viagem e se confirmou. Os passeios não foram exaustivos nem para mim. O encantamento com a natureza te distrai e deixa tudo mais leve.

Gostei da proposta ajustada ao meu perfil da agência local H2O Ecoturismo, pois me deixou bastante à vontade com carro privativo como eu prefiro (para não ter que dirigir quando estamos nos divertindo) e ainda para matar o gostinho do Pantanal, eles adaptaram o transporte para compartilhado o que também diminuiu bastante os custos. Além de me apresentar lugares que eu poderia aproveitar sem medo de ser feliz. Eles realmente personalizaram meu passeio.

Outra coisa que gostei muito foi o fato de, como eu ficaria o dia todo nos passeios, já que foram voltados para o meu perfil, houve a inclusão do almoço em todos eles, menos no dia do Buraco das Araras, pois, depois dele, iríamos para o Balneário Ecopark e aí seria mais conveniente eu escolher se queria almoçar mesmo ou só comer petiscos.
Diversificação - As atividades são bastante diversificadas e agradam a todo tipo de público. Tem os passeios inclusivos e os dedicados a crianças e terceira idade. Os tipos de passeios que se encontra lá são: flutuação, cachoeiras, grutas, cavalgadas, bote, rapel, arvorismo, mergulho e balneários. Então, dá tranquilamente para aproveitar tudo o que Bonito tem a oferecer, apenas adaptando os passeios ao seu gosto. Eu, por exemplo, fiz de tudo só que do meu jeito.
Mesmo extremamente sedentária, fiz esforço e conheci belíssimas cachoeiras. Além de subir e descer degraus para ir até as grutas. Vale muito a pena!


  
Excelente receptivo – Tive a sorte de logo de cara encontrar uma agência em Bonito muito solícita em me esclarecer os principais pontos para a visita, principalmente, esclarecer que não precisava deixar de aproveitar as belezas do lugar por não saber nadar ou mesmo por não gostar de aventura.

Não posso deixar de destacar o atendimento da agência H2O Ecoturismo desde o planejamento da viagem até a prestação de serviços de transporte e agendamento dos passeios. Tudo feito com muita atenção, seriedade e dedicação. Antes de viajar, combinei tudo com a Thayanna, que foi minha referência. Ela é muito paciente. Sanou todas as minhas dúvidas, deu excelentes dicas e toda hora adaptava o roteiro para me atender exatamente como eu queria.

A H2O Ecoturismo foi bem clara, alterou meu programa toda vez que eu não concordava com algum passeio. Tudo na organização ainda. Isso foi preponderante para eu não desistir de conhecer Bonito.

Já deixaram no hotel os vouchers dos passeios e horários que o transporte passaria. Extremamente pontuais. E ainda havia um cartão delicadíssimo dando as boas-vindas e desejando boa
estadia. Ainda deixaram tickets de desconto e sobremesas grátis nos restaurantes conveniados com eles. Muita atenção. O turista é muito bem tratado por eles.

Lá em Bonito, a referência foi o Lucas, que acrescentou dicas de passeios, indicou restaurantes e cuidou de tudo durante meus passeios, deixando-nos livres apenas para nos divertirmos.

Minha preocupação também era gastar demais com traslado para os passeios já que minha última experiência em procurar ir por conta própria em passeio foi meio preocupante, como o leitor que não sabe da história em Recife pode conhecer acessando o post em que conto como queriam me cobrar um absurdo em transporte privativo para conhecer o Instituto RicardoBrennand.

Por saber que eu não ia querer participar dos passeios que a maioria das pessoas que vai para Bonito gosta, fiquei apreensiva. Em minhas pesquisas, descobri que o transporte privativo seria o mais indicado, mas, como disse, fiquei com medo de cobrarem horrores. Pois bem, a H2O não só conseguiu preços “normais” para quem quer esse tipo de comodidade como, no mais caro, que seria para conhecer um pouco do Pantanal, ainda adaptou para o transporte compartilhado por um valor bem mais em conta.

Pois é leitor, até um gostinho do Pantanal tive nessa viagem. A região fica distante de Bonito, mas descobri uma fazenda no Sul da região em que era possível fazer o passeio em um dia e matar a curiosidade de conhecer o local. A viagem mais completa mesmo fica para depois, mas já deu para sentir o gostinho e foi muito bom com direito a safári e pesca.




Este, sim, é um lugar Bonito por natureza!


Localização:
Bonito fica a 300 km de Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul


Conheça também e curta nossa página no facebook: www.facebook.com.br/blogviagenspelobrasil

Instagram: blogviagenspelobrasi
l


                                       *Texto e Fotos: Karina Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário